Abertura da Semana Pedagógica marca início do 1º semestre letivo

Evento começou ontem (29) vai até a segunda-feira que vem, dia 5

Publicada em 30/04/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O evento aconteceu pela manhã, no auditório do Campus Natal-Central e reuniu professores e gestores dos campi localizados na região metropolitana de Natal.  Através de videoconferência, os servidores dos campi do interior puderam acompanhar a programação, que iniciou com a exibição do vídeo institucional 2014, produzido pela Coordenação de Videoproduções (Covideo), do Campus de Educação a Distância. Em seguida, houve o lançamento do livro "Projeto Político Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva".

O livro foi organizado pelas professoras Anna Catharina da Costa Dantas e Nadja, com revisão técnica delas e das pedagogas Ana Lúcia Pascoal Diniz e Rejane Barros; revisão linguística do professor João Palhano; normatização bibliográfica da bibliotecária Maria Ilza da Costa e diagramação de Charles Baman Medeiros de Souza.

A professora Anna Catharina fez a apresentação da obra, construída, segundo ela, a partir de contribuições de toda a comunidade acadêmica.  "Esse livro é fruto de todo um amadurecimento sobre a nossa prática pedagógica e é fundamental que ele ganhe vida.  que se transforme num livro de cabeceira de todos nós, professores e pedagogos da Instituição", disse a professora, que já foi pró-reitora de Ensino do IFRN e hoje é titular da Secretaria de Políticas de Educação Técnica e Profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/ MEC).

O livro do PPP do IFRN, como já está sendo chamado, será distribuído a todos os professores e fará parte do acervo de todos os setores do Instituto.  "Houve um atraso na entrega por parte da gráfica encarregada da impressão e, assim que os exemplares chegarem, nós faremos a entrega para todos", garantiu o pró-reitor de Ensino José Ribamar Silva de Oliveira, explicando o motivo de a distribuição não ter sido feita no próprio lançamento do livro.

Para marcar a data, o pró-reitor fez a entrega simbólica de um exemplar à professora Anna Catharina e outro ao reitor do Instituto, Belchior de Oliveira Rocha, que elogiou o trabalho da equipe responsável pela elaboração do livro.  "Trata-se de um documento importantíssimo da nossa Instituição, já que é a base do nosso fazer pedagógico.  É também o principal documento do novo Plano de Desenvolvimento Institucional que começamos a construir.  De modo que é preciso que todos nós conheçamos a fundo o seu conteúdo para aplicarmos no nosso dia-dia", disse o reitor no seu discurso.

A segunda parte da programação matutina foi a palestra proferida pelo professor Dante Henrique Moura, do Campus Natal-Central, intitulada "O atual projeto de reforma do ensino médio e as implicações para a educação profissional e tecnológica - PL 6.840/14, de iniciativa da Câmara Federal”.  Na palestra, ele alertou os professores e pedagogos do Instituto sobre as implicações da aprovação do projeto de lei que propõe alterações importantes no Ensino Médio. "Temos que ficar atentos, porque há uma perspectiva real de nova descontinuidade nas diretrizes para a educação brasileira, antes mesmo de todas as condições serem dadas para que as atuais diretrizes sejam colocadas em prática de uma forma mais ampla", disse o professor.   Depois da exposição, foi aberto espaço para perguntas tanto para o público presencial quanto para os servidores que estavam assistindo à palestra através da videoconferência.

A Semana Pedagógica prossegue hoje (30) com painéis temáticos sobre o planejamento pedagógico, apresentação dos relatórios das CPAs locais, sensibilização dos servidores para participação na construção do novo PDI, além de discussões sobre os desafios e perspectivas para o semestre que está iniciando.  Depois do feriado, a programação será retomada na sexta-feira, para tratar de assuntos específicos de cada escola.  Na segunda-feira que vem (5), em todos os campi,  haverá a também tradicional recepção aos  alunos que marca o início das aulas, com solenidades nos turnos matutino, vespertino e noturno.