CAMPUS NATAL - ZONA NORTE

Abertura da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia acontece na terça (30)

Cerimônia virtual terá a participação da médica infectologista Luana Araújo

Publicada em 29/11/2021 Atualizada há 1 ano

Luana é formada em Medicina e mestre em Saúde Pública pela Universidade Johns Jopkins (EUA). Palestra tem início às 19h

A X Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Natal-Zona Norte (Secit) está prestes a começar! A abertura do evento, neste ano no formato virtual, acontece nesta terça-feira (30), às 18h30min*, no canal do Campus no YouTube.

Em sua edição 10, a Semana contempla na sua programação, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, três eventos já consolidados no calendário da Instituição: a VII Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITEC/ZN); o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex); a Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo) e a Semana de Marketing (Semark).

Com o tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", a Secit recebe a médica infectologista Luana Araújo, para a palestra "Desafios e perspectivas da educação, ciência e tecnologia em um momento de pandemia". Mineira, a profissional é formada em Medicina pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela Universidade Johns Jopkins, nos Estados Unidos. No seu blog, o "Des-Infectando", ela responde perguntas e esclarece mitos sobre doenças infecciosas e saúde pública e tira dúvidas acerca de vacinas e assuntos relacionados, sobretudo, à Covid-19.

VII MOCITEC/ZN conta com exposição virtual de projetos

Pela primeira vez no formato remoto, a MOCITEC/ZN é uma das mais importantes do Rio Grande do Norte, premiando e credenciando projetos para diversas feiras, mostras e congressos científicos ao redor do mundo. Segundo os organizadores, os trabalhos da exposição virtual vão ficar à disposição para acesso e avaliação durante os evento. O link será divulgado em breve. Cabe destacar também que, como nas edições anteriores, os melhores projetos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de ciência e tecnologia nacionais e internacionais.

O evento

A feira visa ao incentivo à cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Humanidades, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Computação e Ciências Biológicas. Além disso, A mostra é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e diversas instituições de ensino e pesquisa do país.

Participam estudantes do ensino médio e do ensino técnico, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional e do exterior desenvolvendo projetos científicos ou de engenharia, individualmente ou em grupo com no máximo três estudantes, mediante orientação obrigatória de um adulto com idade igual ou superior a 21 anos, incluindo alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

V Semana de Marketing e VII Semana de Licenciatura em Informática

Tanto a V Semana de Marketing (Semark) como a VII Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo) apostam em palestrantes de peso para, no formato virtual, atrair a participação de estudantes de graduação do Campus e de outras instituições de ensino superior.

A Semark convidou Ivanete Schneider Hahn, doutora em Administração e professora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Santa Catarina, para a palestra "Marketing 5.0: inteligência humana e artificial para enriquecer a experiência do usuário". O evento acontece no dia 1º de dezembro, às 19h30min, no canal do Campus no YouTube. A profissional possui vasta experiência executiva em gestão de marketing, estratégia em organizações, competitividade, negócios internacionais, empreendedorismo, e sociedade e inovação.

No dia 2 de dezembro, é a vez de a Selinfo promover a palestra "Multiprova: plataforma de avaliação, experiência na UFRN no ensino remoto" com Gustavo Leitão, doutor em Engenharia Elétrica pela UFRN. Professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade desde 2018, ele tem experiência na área de gerenciamento de alarmes industriais e desenvolvimento de sistemas para apoio e otimização de operação de indústrias no contexto da Indústria 4.0.

Ambos os eventos visam proporcionar à comunidade interna e externa do IFRN um ambiente de divulgação de novas ideias, debates, trocas de experiências e conhecimento, com destaque a temáticas voltadas às áreas de Marketing e Informática e Educação.

Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão com novidades

No VI Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), os estudantes participam de uma exposição online de conteúdo cientifico e práticas tecnológicas de caráter de pesquisa, inovação ou extensão no contexto do Projeto Integrador – componente curricular obrigatório dos cursos técnicos, na forma integrada. Cada trabalho será avaliado por uma banca, conforme a prática adotada nos cursos de Comércio, Eletrônica e Informática para Internet.

"Fazer parte do evento nos dá oportunidade de receber feedbacks sobre nossa pesquisa, de conseguir validar pontos e pensar em novas soluções para o futuro do trabalho. Além disso, a gente tem uma troca cultural muito grande e aprende com as apresentações de outras pessoas", destacou a ex-aluna de Informática para Internet Kleitianne Macêdo. Já para a ex-aluna de Comércio Marília Belchior, que participou do Sipex em 2019, o simpósio foi uma "virada de chave" na sua vida acadêmica. "O Sipex foi o meu primeiro contato com o mundo da pesquisa e da iniciação científica, universo pelo qual eu fiquei apaixonada", contou.

Acesse: