Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Inovação

Aberto edital para instalação de cinco polos da Embrapii nos IFs

O IFRN vai participar do processo seletivo através dos seus campi

Publicada em 07/10/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A chamada pública contempla duas modalidades de trabalho: a primeira, Polo Embrapii–IF, prevê atuação durante seis anos, sem limite predefinido de financiamento. O investimento econômico será de um terço do valor total do projeto por parte da Embrapii e outro terço das empresas parceiras. A participação dos institutos federais pode ou não ter caráter financeiro; na segunda modalidade, os polos Embrapii–IF em estruturação terão o período de três anos e limite máximo de financiamento por parte da Embrapii.

Em ambas as modalidades, os polos de inovação terão liberdade para definir a forma de financiamento do projeto, com base na regra geral de composição. Também devem ser considerados aspectos como risco envolvido, desafio tecnológico e potencial de aplicação da tecnologia.

Parceria 

 O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Aléssio Barros, destaca a importância da parceria entre os institutos federais e a Embrapii para o desenvolvimento do setor industrial do Brasil. “Pela capilaridade no território nacional e pela competência técnica já reconhecida pela sociedade, os institutos federais se apresentam como parceiros estratégicos das indústrias para a realização de projetos e para a formação de técnicos e tecnólogos com a cultura da inovação”, disse.

Para o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Oiti José de Paula, a iniciativa será um marco na trajetória dos institutos federais. “Trata-se de um momento histórico para os institutos, que agora podem intensificar a contribuição para o desenvolvimento da economia do país”, afirmou.

O instituto disposto a participar da seleção deve encaminhar carta de interesse até o dia 24 próximo para o endereço do processo seletivo. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 2 de março de 2015, na página da Embrapii na internet.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, José Yvan Pereira Leite, o Instituto tem todo o interesse em  participar do processo seletivo.  "Avaliaremos as propostas enviadas por nossos campi e escolheremos aquele ou aqueles que reúnem as melhores condições de concorrerem a um dos polos", explicou.