Dinter

Abertas pré-inscrições para o doutorado institucional

Interessados devem se inscrever até o dia 10 de abril

Publicada em 20/03/2012 Atualizada há 1 ano

Se você é professor ou servidor técnico-administrativo do IFRN, possui grau de mestre e pretende continuar sua formação acadêmica, está apto a se inscrever no Programa de Doutorado Institucional  na área de Planejamento Energético que o Instituto está desenvolvendo em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético é multidisciplinar e, por isso, aberto a mestres com formação nas mais diversas áreas do conhecimento.  As linhas de pesquisa oferecidas são:

•    Economia da Energia: modelos institucionais e de investimentos para o setor energético, políticas públicas, indústrias de rede, geopolítica da energia, política tarifária.
•    Modelos Energéticos: modelos de planejamento sob incerteza, modelos econométricos, modelos de previsão de oferta e demanda, bancos de dados, conjuntos fuzzies.
•    Tecnologia da Energia: uso eficiente de energia, fontes novas e alternativas de energia, avaliação tecnológica.
•    Energia e Meio Ambiente: mudanças climáticas, análise de risco ambiental, avaliação de impactos ambientais, gestão, auditoria e qualidade ambiental.

"Assim como os outros três programas de  pós-graduação institucionais que já oferecemos, queremos dar resposta aos desafios do nosso Estado.  Acredito ser essa a principal função da nossa instituição", disse o  pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, prof. José Yvan Pereira Leite.

Atualmente, o IFRN  está desenvolvendo dois programas de doutorado: um em convênio com a Universidade Federal de Campina Grande e outro com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de um mestrado institucional oferecido pela  Universidade Federal da Paraíba.  "Com este outro Dinter esperamos formar 15 novos doutores entre nossos servidores", completou o pró-reitor.

Para conhecer mais sobre o programa acesse o site do programa em http://www.ppe.ufrj.br/

Para  efetuar a pré-inscrição acessem o link e se inscreva http://migre.me/8lqdC

As pré-inscrições podem ser realizadas até 10 de abril.