BOLSA

Abertas novas vagas para o Programa AgroResidência

Candidatos podem se inscrever às 6 vagas em diferentes municípios até o dia 12 de dezembro

Publicada em 23/11/2021 Atualizada há 1 ano

O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Ipanguaçu (NEA)

A Direção Geral do Campus Ipanguaçu do IFRN torna público o Edital nº 32/2021 - DG/IP/RE/IFRN - Processo Seletivo Simplificado para seleção de Bolsistas para atuarem no segundo ano de execução do Programa de Residência Profissional Agrícola (AgroResidência). Para se inscrever, os candidatos deverão enviar o formulário de inscrição preenchido (Anexo I do Edital), juntamente com os documentos comprobatórios em um único arquivo em formato PDF, ao endereço eletrônico do NEA (neaip@ifrn.edu.br) até o dia 12 de dezembro.

Sobre o programa

O objetivo do projeto é contribuir com a qualificação profissional de estudantes e/ou profissionais recém-egressos do curso superior de Tecnologia em Agroecologia ou de outro curso superior integrante das ciências agrárias para atuação nos territórios Açu-Mossoró e Sertão do Apodi.

O AgroResidência busca contemplar, simultaneamente: a qualificação profissional de estudantes e recém egressos e a melhoria da gestão de empreendimentos associativos e cooperativos vinculados à agricultura familiar.Os selecionados terão de dedicar 40 horas semanais e receberão uma bolsa no valor de R$ 1.200,00.

Metas a serem alcançadas

Dentre as metas propostas, destaca-se a realização de avaliações dos empreendimentos vinculados às unidades residentes (associação/cooperativas), a elaboração e o assessoramento a implementação de planos de melhoria da gestão para os mesmos, além da produção de artigos científicos com base nos resultados do estágio e de uma cartilha com linguagem acessível aos agricultores, sobre gestão de empreendimentos coletivo-solidários no contexto da agricultura familiar. A execução do projeto acontecerá de forma articulada e integrada com as ações planejadas e desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia do Campus Ipanguaçu (NEA).

Requisitos de participação

• Ter idade a partir de 18 anos;
  • Ser discente de nível superior, ou recém-egresso do curso superior de Tecnologia em Agroecologia ou de outro curso superior integrante das ciências agrárias, oriundo de qualquer instituição de ensino;

• Os estudantes deverão ter cursado todas as disciplinas do curso;

• Os recém-egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses;

• Ser aprovado em processo seletivo realizado pelo IFRN Campus Ipanguaçu;

• Dedicar 40 (quarenta) horas semanais para as atividades do Projeto;

• Firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio do IFRN.

Edital N°31/2021 -  AgroResidência

extensao