Auxílios
Abertas inscrições para Programas de Assistência Estudantil
Edital contempla auxílios como Alimentação, Transporte, Moradia e Apoio à Formação Estudantil; inscrições vão de 7 a 18 de maio.
Publicada por Jose Nascimento em 30/04/2025 ― Atualizada em 30 de Abril de 2025 às 22:24
A Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou, nesta terça-feira (30), o Edital nº 01/2025, que regulamenta as inscrições para os Programas de Assistência Estudantil no semestre 2025.1. A iniciativa contempla auxílios como Alimentação Estudantil, Apoio à Formação Estudantil (Pafe), Transporte e Moradia, com o objetivo de garantir condições de permanência e êxito a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Suap, entre os dias 7 e 18 de maio de 2025, por estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos (Integrado, Subsequente ou EJA) e superiores da instituição. A seleção é conduzida pelas equipes de Serviço Social de cada campus, por meio de análise documental e, se necessário, entrevistas sociais ou visitas domiciliares.
“A política de assistência estudantil é uma das ferramentas mais importantes que temos para democratizar o acesso à educação e garantir a permanência dos nossos estudantes. Esse edital busca reforçar esse compromisso com equidade”, destacou Valéria Regina, diretora da Digae.
Vagas e participação
O edital prevê um total de mais de cinco mil vagas, distribuídas entre os 22 campi participantes, conforme quadro disponível no Anexo II do documento. Podem solicitar os auxílios estudantes que possuam matrícula ativa e frequência regular. Para o auxílio moradia - quando oferecido pelo campus - é necessário ter 18 anos ou mais (ou ser emancipado) e não residir ou possuir imóvel na cidade onde a unidade do IFRN está situada.
Estudantes com cadastro no CadÚnico terão prioridade, assim como pessoas com deficiência, egressos da rede pública ou bolsistas da rede privada, indígenas, quilombolas, refugiados, entre outros perfis elencados no edital.A relação completa dos documentos exigidos, critérios de análise socioeconômica e cronograma de resultados por campus está disponível nos anexos do edital.
Resultados e acompanhamento
As datas de divulgação dos resultados variam conforme o campus e podem ser conferidas no Anexo I do edital. Após a divulgação, as pessoas selecionadas deverão inserir dados bancários no Suap e assinar o termo de compromisso, com prazo de até sete dias corridos. Para mais informações, dúvidas e acompanhamento do processo, os interessados devem entrar em contato com o setor de Serviço Social do campus de matrícula, cujos e-mails e telefones estão disponíveis no edital.
Mais informações
- Palavras-chave:
- Apoio à Formação Moradia Transporte Digae Assistência Estudantil Alimentação