Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Desenvolvimento de Pessoal

Abertas inscrições para estágio de pós-doutorado no exterior

Servidores do IFRN podem submeter projetos até o dia 06 de dezembro

Publicada em 02/12/2022 Atualizada há 12 meses

Projetos deverão ser executados durante 2023

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou na quinta-feira, 1º de dezembro, o Edital nº 15/2022, que trata do processo seletivo para seleção de servidores para realizar estágio de pós-doutorado no exterior. A ação é realizada por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/DIGPE), em articulação com a Coordenação de Pós-Graduação (COPPG) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais da Pró-Reitoria de Extensão (Aseri/Proex) e possui como destino cinco instituições estrangeiras conveniadas ao Instituto Federal: Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires (Argentina), Universidad Tecnológica (Uruguai), Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), Universidad Estatal Península de Santa Elena (Equador) e Universidad Nacional (Costa Rica).

Submissão de projetos e avaliação

Segundo o cronograma, servidores e servidoras com interesse devem submeter seus projetos por meio de preenchimento e envio de formulário disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), até o dia 06 de dezembro:

Atividade

Data/Prazo

Submissão

De 02/12/2022 a 05/12/2022

Pré-seleção

06/12/2022

Seleção

De 07/12/2022 a 08/12/2022

Resultado

Até 08/12/2022

Execução dos projetos

De 02/01/2023 até 22/12/2023

Internacionalizar

Como conta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto, “investir na capacitação dos servidores por meio de pós-doutorado nas instituições conveniadas traduz o esforço institucional para qualificar, criar redes de investigadores e internacionalizar ao mesmo tempo”.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo Oliveira, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. O assessor de Relações Internacionais, professor Samuel Lima, declara que “com essa ação, temos a possibilidade de contribuir para o fortalecimento dos convênios celebrados com instituições da América Latina ao longo dos últimos dois anos”, explicou.

O estágio pós-doutoral é uma qualificação que se caracteriza por ser uma pesquisa. Dessa forma, a avaliação será feita de acordo com os moldes dos editais da Propi: por meio da avaliação de projeto e análise da produção acadêmico-científica nos últimos três anos.

Durante o ano de 2021, sete servidores realizaram estágio pós-doutoral nas Universidades de Coimbra e de Lisboa, ambas em Portugal. “Nosso foco, esse ano, foi a expansão das parcerias entre países do Sul global”, finalizou o professor José Arnóbio, reitor do IFRN.

Acesse

Edital nº 15.2022 -  seleção de servidores para qualificação em pós-doutorado no exterior

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas