Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Propi

Abertas inscrições para estágio de pós-doutorado no exterior

Servidores docentes do IFRN podem submeter projetos até o dia 13 deste mês de agosto

Publicada em 03/08/2021 Atualizada há 1 ano

Os servidores docentes aprovados poderão realizar estágio de pós-doutorado em universidades de Portugal e da França.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), divulgou, na última sexta-feira, 30 de julho, o Edital nº 19/2021, que trata do processo seletivo para seleção de servidores docentes credenciados a Programas de Pós-Graduação stricto sensu do IFRN para realizar estágio de pós-doutorado no exterior. As oportunidades possuem como destino três instituições estrangeiras conveniadas ao Instituto Federal: a Universidade de Coimbra (UC), a Universidade de Lisboa (ULisboa), ambas em Portugal, e a Universidade de Montpellier, na França.

A ação é realizada por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Gestão de Pessoas (Codepe/DIGPE), em articulação com a Diretoria de Inovação Tecnológica (Ditec), com a Coordenação de Pós-Graduação (COPPG) e com a Coordenação da Editora (Coedi) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) e da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/Proex/IFRN).

Como conta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto, “investir na capacitação dos servidores por meio de pós-doutorado nas instituições conveniadas traduz o esforço institucional para qualificar, criar redes de investigadores e internacionalizar ao mesmo tempo”.

Para o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal Erasmo José Oliveira, “a gestão coletiva desse recurso visa otimizar os investimentos do IFRN no sentido de atingir diversos indicadores e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”. O assessor de Relações Internacionais, professor Samuel Lima, declara que “com essa ação, temos a possibilidade de contribuir para a consecução de quatro projetos estratégicos do PDI, concernentes tanto à qualificação de servidores quanto à internacionalização e à Pesquisa” explicou.

Submissão de projetos e avaliação

Os servidores e servidoras interessados devem submeter seus projetos por meio de preenchimento e envio de formulário disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), até o dia 13 de agosto.

O estágio pós-doutoral é uma qualificação que se caracteriza por ser uma pesquisa. Dessa forma, a avaliação será feita de acordo com os moldes dos editais da Propi: por meio da avaliação de projeto e análise da produção acadêmico-científica nos últimos três anos. Essa etapa do processo seletivo será feita exclusivamente pelos possíveis supervisores no exterior.

Cronograma

EtapaPeríodo
Submissão de projetosDe 2/08/2021 a 13/08/2021
Pré-seleçãoDe 16/08/2021 a 17/08/2021
SeleçãoDe 18/08/2021 a 30/08/2021
Resultado31/08/2021
Execução dos projetosDe 1º/09/2021 a 31/08/2022

Programas de pós-graduação do IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte possui cinco programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento. O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) e o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ofertam mestrado profissional em rede nacional. O Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino) é uma oferta intersinstitucional entre o IFRN, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e dispõe de curso de mestrado acadêmico. O Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) oferta mestrado profissional. Por fim, o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) possui os cursos de mestrado e doutorado acadêmicos.

O MNPEF, o PPgUSRN e o PPGEP possuem sede no Campus Natal-Central do IFRN. Já o Posensino e o ProfEPT se localizam no Campus Mossoró.

Acesse

Edital nº 19/2021 - retificado em 5/8/2021

Edital nº 21/2021: 1ª Retificação do Edital 19/2021 - Codepe/DIGPE/RE/IFRN

Submissão de projetos

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas