saberes museológicos

Abertas inscrições para curso sobre gestão em museus

Ação desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem professor do IFRN como palestrante

Publicada em 24/08/2021 Atualizada há 1 ano

Inscrições vão até 1º de setembro

Estão abertas as inscrições para o curso Saberes Museológicos: Gestão em Museus Municipais e Comunitários do Rio Grande do Norte. A iniciativa é uma parceria entre técnicos do Museu Câmara Cascudo (MCC) e do Museu do Seridó (MDS), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de contar com professores convidados de outras instituições de ensino superior.

Entre os palestrantes convidados, está o professor e pesquisador Flávio Ferreira, diretor-geral do Campus Canguaretama do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Gestão em museus municipais e comunitários

O curso será realizado, na modalidade de ensino remoto, entre os meses de setembro e novembro de 2021 (veja o cronograma). Durante esse período, serão apresentados módulos formativos sobre gestão e planejamento em museus municipais e comunitários, que serão ministrados por professores e profissionais da área da Museologia e agentes que atuam em museus do Rio Grande do Norte.

Coordenada pelo historiador do Museu Câmara Cascudo, Moyses Marcionilo de Siqueira Neto, a ação busca sensibilizar os participantes para uma cultura institucional de gestão e planejamento através da divulgação desses conhecimentos teóricos e técnicos.

Segundo os organizadores do evento, o curso tem o objetivo de “proporcionar um momento de troca de experiências entre o conhecimento academicamente construído e as práticas museológicas municipais e comunitárias para produção e distribuição de conteúdo e ações que tenham efeito multiplicador entre as instituições do Estado. Com isso, espera-se aumentar a qualificação da cadeia produtiva de preservação, que envolve aquisição, documentação, conservação, pesquisa e comunicação do patrimônio cultural custodiado em museus”.

Inscrições

Gestores, técnicos e agentes culturais dos museus municipais e comunitários podem realizar sua inscrição até o dia 1º de setembro, através do endereço eletrônico https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818448.

Acesse

servidores