Capacitação no exterior

Abertas inscrições para capacitação na Finlândia

Seleção é voltada para professores das instituições federais de educação profissional

Publicada em 09/10/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O processo seletivo faz parte da chamada pública 41, do programa Professores para o Futuro, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa prevê investimento de R$ 2 milhões.  Para concorrerem, os professores das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica devem apresentar projetos para alavancar o desenvolvimento das regiões onde atuam, com ações de pesquisa aplicada, formação e educação profissional, sempre em articulação com as vocações locais.

Os projetos selecionados serão desenvolvidos nas universidades de ciências aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk, em um período máximo de 12 meses.  As propostas precisam estar relacionadas a uma das seguintes áreas estratégicas do governo federal em ciência, tecnologia e inovação: agropecuária, alimentos, automobilística, automação, biomédica, biotecnologia, construção civil e edificação, economia criativa, energia renovável, eletroeletrônica, energia, gastronomia, mecânica, nanotecnologia, petróleo e gás, recursos ambientais, tecnologia assistida, tecnologias ambientais (florestas), tecnologias da informação e comunicação, tecnologias educacionais, incluídas as baseadas em internet e educação a distância, tecnologias para sustentabilidade, transporte e turismo.

Financiamento

Os projetos selecionados terão bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação no exterior júnior. Será destinada apenas uma bolsa por projeto pelo período de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberão recursos de 9,6 mil euros (R$ 29,1 mil em cotação de terça-feira, 7) para despesas com taxas escolares. Outras despesas serão de responsabilidade do autor ou da instituição de execução do projeto, como contrapartida.

Além de ser professor, com vínculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o autor do projeto deve comprometer-se a estar em efetivo exercício pelo mesmo período da capacitação, após a conclusão das atividades do projeto. Deve ainda ser o coordenador do projeto, ter currículo atualizado na plataforma Lattes e comprovar proficiência em língua inglesa.

Todas as propostas devem ser enviadas, via internet, ao CNPq.  Os autores devem preencher o formulário de propostas disponível na plataforma Carlos Chagas.

Hoje (9), a Setec divulgou umvídeo no youtube sobre essa chamada pública.    Para mais informações, os interessados podem consultar o edital e também assistir  à videoconferência que a Setec e o CNPq vão realizar no próximo dia 17, às 13 horas.