Cursos de idiomas

Abertas inscrições para bolsas dos cursos de idiomas

Os cursos vão ser ofertados no Campus Zona Norte e as bolsas são para alunos e servidores.

Publicada em 16/01/2012 Atualizada há 1 ano

Os alunos e servidores interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para os cursos de idiomas ofertados pelo Campus Natal – Natal Zona Norte do IFRN em parceria com a FUNCERN podem realizar sua inscrição até o dia 16 de janeiro. No total, estão sendo ofertadas 20 bolsas para os curso básico de Língua Inglesa e 5 para Língua Espanhola.

Para as 8 vagas de Inglês e 2 de Espanhol destinadas aos servidores, o processo de seleção é simplificado: o servidor interessado deve enviar um e-mail para coex.zn@ifrn.edu.br com os seguintes dados:

• Nome Completo;
  • Matrícula SIAPE;
  • Idioma de Interesse por ordem de prioridade;
  • Horário de Preferência por ordem de prioridade;
  • Câmpus de Lotação:
  • Informar o nome e o grau de paretesco do familiar em caso da vaga não ser para o próprio servidor.

As vagas são destinadas a qualquer servidor do IFRN ou seus familiares, havendo prioridade para os servidores lotados no Campus Natal - Zona Norte. A seleção será realizada por meio de sorteio eletrônico, no dia 17/01.

No Programa de bolsas dos cursos de idiomas para alunos do IFRN, estão sendo disponibilizadas 12 vagas para o primeiro nível de Língua Inglesa e 3 para Língua Espanhola. Para habilitar-se, o candidato deve atender aos seguintes critérios:

• Estar regularmente matriculado e frequentando no IFRN, curso nos níveis Técnico Integrado, Técnico Subsequente, ou Cursos de Licenciaturas;
  • Não dispor de condições financeiras para arcar com os custos das mensalidades do curso de idioma pleiteado;
  • Não possuir vínculo empregatício;
  • Não possuir matrícula em outra Instituição de Ensino Formal ou matrícula em Cursos de Idiomas da FUNCERN ou outra Escola de Idiomas.

Os alunos devem ainda apresentar a seguinte documentação no setor de Serviço Social:

DOS PAIS OU RESPONSÁVEL FINANCEIRO - QUE COMPROVEM A RENDA FAMILIAR

• Contracheque (apresentar cópia recente e original para conferência) ou;
• Recibo de pagamento salarial (apresentar cópia recente e original para conferência) ou;
• Comprovante de recebimento do INSS, se o pai ou responsável seja aposentado, pensionista ou auxílio-doença (apresentar cópia recente e original para conferência) ou;
• Declaração do sindicato, caso o pai seja taxista, agricultor, etc. (apresentar original ou cópia recente) ou;
• Declaração pessoal em que constem os rendimentos mensais e descrição da atividade exercida quando se tratar de autônomos ou prestadores de serviços sem vínculo empregatício (anexo I), o referido formulário será fornecido pelo setor de Serviço Social durante o período de inscrição.

DOCUMENTOS QUE COMPROVEM AS DESPESAS MENSAIS
• Recibos de água, luz e telefone fixo (apresentar cópia recente e original para conferência);
• Recibo de aluguel, condomínio ou financiamento da casa própria (apresentar cópia recente e original para conferência).

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

• Certidão de óbito (Se for o caso, apresentar cópia e original para conferência);
• Sentença de Separação ou Divórcio (Se for o caso, apresentar cópia e original para conferência);
• Termo de Guarda ou Tutela (Se for o caso, apresentar cópia e original para conferência);
• Uma foto 3x4 (recente).

Mais informações, acesse o Edital para Bolsas destinadas a Alunos do IFRN ou ligue: 4006.9514 (serviço social) ou 4006.9508 (Coordenação de Extensão).