Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Aberta seleção para composição do Conselho Editorial da Editora IFRN no biênio 2026–2028

Edital convoca servidores doutores do quadro permanente para concorrer a vagas distribuídas entre oito grandes áreas do conhecimento

Publicada por Max Praxedes em 08/01/2026 Atualizada em 8 de Janeiro de 2026 às 17:15

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) publicou o Edital nº 35/2025, que regulamenta o processo eleitoral para a escolha dos representantes da comunidade acadêmica que irão compor o Conselho Editorial da Editora IFRN no biênio 2026–2028. A iniciativa é conduzida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) e integra a política editorial institucional.

Ao todo, o edital prevê a eleição de oito membros titulares e oito suplentes, distribuídos entre as oito grandes áreas do conhecimento definidas pela Capes: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Cada área contará com um representante titular e um suplente eleitos pelos servidores do IFRN.

Podem se candidatar, até 23 de janeiro, servidores do quadro permanente da instituição que possuam título de doutor, tenham publicado livro, organizado obra ou capítulo de livro e comprovem atuação em projetos de pesquisa e/ou inovação nos últimos três anos. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário disponível no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), com envio da documentação comprobatória para o e-mail da comissão responsável, conforme prazos e orientações estabelecidos no edital.

A votação será facultativa e ocorrerá exclusivamente de forma online, também pelo Suap, sendo permitido a cada eleitor votar em um candidato por área. A apuração dos votos ficará sob responsabilidade da Propi, que divulgará o resultado final após o encerramento do processo eleitoral. Em caso de empate, serão considerados, sucessivamente, o maior tempo de efetivo exercício no IFRN e a maior idade.

Além dos representantes eleitos, o Conselho Editorial da Editora IFRN contará com membros natos e indicados, incluindo representantes da Propi, das Pró-Reitorias de Ensino e Extensão, do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) e pesquisadores externos, brasileiros e estrangeiros. As pessoas eleitas serão designadas por portaria institucional e empossados na primeira reunião ordinária do Conselho Editorial do novo biênio.

Acesse:

Palavras-chave:
Processo eleitoral Conselho editorial Editora IFRN Servidores

Notícias relacionadas