Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciência e Tecnologia

Associação Brasileira de Incentivo à Ciência seleciona estudantes para jornada de 30 dias

O projeto busca mais de 100 jovens de todo o país para desenvolver projetos de pesquisa

Publicada em 19/11/2020 Atualizada há 1 ano

Inscrições seguem até 1° de dezembro

A Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) lançou convocação a estudantes do 9° ano ao 2° anos do Ensino Médio que nunca tiveram oportunidade de começar um projeto de pesquisa para uma jornada de 30 dias de Ciência. Tendo como objetivo "promover uma ciência mais coletiva e estimular o trabalho em grupo íntegro e ético", o projeto '30 Dias de Ciência' busca selecionar mais de 100 jovens de todo o país para uma maratona de atividades que objetivam estimular habilidades essenciais para a realização de um projeto de pesquisa e compressão da metodologia científica. 

Inscrições e Dinâmica do projeto

As inscrições para o Projeto 30 Dias de Ciência acontecerão através de formulário de candidatura disponibilizado através do Google Forms até o dia 1° de dezembro.. Os candidatos precisam responder todas as perguntas estabelecidas no formulário para que sejam considerados no processo de seleção. Além disso, o envio do vídeo de inscrição é obrigatório.

Estudantes receberão atividades científicas a cada dois dias com prazo de 48 horas para desenvolver a atividade. Os mesmo estarão conectados com membros da ABRIC e outros especialistas pelas principais plataformas utilizadas em atividades digitais, como Zoom para reuniões que sejam síncronas entre os participantes e o Google Classroom para as atividades diárias a serem desenvolvidas, recebendo feedbacks sobre seus materiais e incentivos durante a trajetória. Ao final do mês, espera-se que o estudante tenha um problema de pesquisa fundamentado. 

ABRIC

A divulgação da iniciativa define sua atuação como um oportunidade para "apresentar e explorar etapas importantes no desenvolvimento de um projeto de pesquisa para estudantes de ensino básico de todo o Brasil. Estimulando os alunos desde a concepção e inspiração até a elaboração e apresentação das ideias. Cada estudante irá receber um mentor que auxiliarão a tornar tais propostas realidade, além de orientá-los em seu desenvolvimento pessoal ao longo desse processo".

A Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2019 e enquadrada como OSCIP. É criada e mantida por jovens pesquisadores e entusiastas de todo o país, atualmente contando com três programas que fundamentam na difusão da ciência entre estudantes pré-universitários e apoio de jovens cientistas. A ABRIC possui atuação em 16 estados do Brasil, com cerca de 50 membros envolvidos diretamente no andamento dos projetos e é considerada a maior organização voluntária de incentivo à ciência jovem no país.  

Acesse

Projeto 30 dias de Ciência - Regulamento

Projeto 30 dias de Ciência - Inscrições

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas