Internacional
2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde reúne principais instituições de pesquisa do mundo
Evento, no qual IFRN foi parceiro, ocorreu no hotel Holiday Inn
Publicada em 08/11/2018 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:27

O Laboratório de Inovação em Saúde (Lais), da Universidade Federal do RN, promoveu, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a 2ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, no hotel Holiday Inn em Natal. Em 2018, o tema abordado foi: “Desafios para os países em Desenvolvimento”. Realizado em parceria com diversas instituições, inclusive o IFRN, o evento contou com a participação de representantes das principais instituições de pesquisa do mundo, como a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos, da Universidade de Lorraine, na França e da Universidade de Athabasca, do Canadá.
Programação
Durante os três dias de conferência foram realizadas palestras, conversas temáticas, oficinas sobre Recursos Educacionais Abertos e a Curadoria em Saúde, e o simpósio sobre Doenças Negligenciadas e Tecnologias, por exemplo. Ainda houve a apresentação de trabalhos orais no formato pôsteres. Na abertura da Conferência, um vídeo - “Olhares: Educação em Saúde para transformar o futuro” - retratou a iniciativa de um missionário do interior da Tanzânia: através de cursos de educação a distância produzidos pelo Lais, o morador de Morogoro tem transformado a vida de sua comunidade.
Desafios para os países em Desenvolvimento
O tema principal reforçou, ainda, o foco do Laboratório de Inovação em Saúde em promover pesquisas aplicadas e de alto impacto social: "pesquisas que sejam de interesse de gestores e pesquisadores, do Brasil e do mundo, dedicados às políticas públicas de saúde e ao fortalecimento da saúde global", disse Ricardo Valentim, coordenador do Lais. Na cerimônia de encerramento foram lançados dois livros "O RN à luz da inovação para o mundo" e "Gestão e Inovação em Saúde: o que estamos fazendo na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)".
“O Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi), como é do conhecimento de todos, tem algumas experiências nos desenvolvimentos de projetos nessa área. Um evento como esse corrobora para o desenvolvimento e fortalecimento do grupo de pesquisadores. É um evento muito importante, que consolida a participação do IFRN e do Rio Grande do Norte enquanto estado, que vem desenvolvendo pesquisas nessa área. É de suma importância eventos como esse, dessa natureza, estarem acontecendo aqui no estado”, descreveu Higor Morais, pesquisador do Navi/IFRN.
Pré-evento
Antecedendo a abertura oficial, a Conferência teve uma programação extensa. No dia 29 de outubro ocorreu o I Seminário de Compartilhamento e Avaliação do Apoio à Pesquisa e Intervenção do Projeto “Sífilis Não”. No dia 30, durante todo o dia, aconteceram os simpósios satélites, com temas específicos sobre “Pesquisa e Inovação na Rede Ebserh: perspectivas e desafios” e “Learning Analytics” e a Gestão do Conhecimento, além das apresentações de trabalhos orais aprovados pela comissão científica do evento.
- Palavras-chave:
- pesquisa