Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / “Pensando e Fazendo Educação Profissional": série de eventos tem último encontro na quarta, 8/12
Formação Pedagógica

“Pensando e Fazendo Educação Profissional": série de eventos tem último encontro na quarta, 8/12

06/12/2021 - Acácia Kuenzer encerra cursos, trazendo "A BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 02/2019): impactos na formação inicial e continuada dos docentes"

“Pensando e Fazendo Educação Profissional": série de eventos tem último encontro na quarta, 8/12

Evento será transmitido pelo Canal do IFRN no Youtube.

Finalizando a série de encontros que vêm discutindo educação, a Diretoria Pedagógica, junto à Pró-Reitoria de Ensino do IFRN realiza às 19h desta quarta, 8/12, a última etapa do curso “Pensando e Fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Desafios da Construção Coletiva”. Os eventos vêm sendo realizados de forma on-line, com palestras ministradas por pesquisadores nacionais renomados, transmitidas pelo Canal do IFRN no Youtube. O curso possui certificação, que será emitida para os inscritos que cumprirem, no mínimo, 75% de participação. 

A ação compõe a programação da Formação Pedagógica 2021 para servidores e servidoras do IFRN, integrando a agendamento das Reuniões Pedagógicas dos campi do Instituto. Esse, o sexto encontro, terá palestra de Acácia Zeneida Kuenzer, com o tema "A BNC-Formação (Resolução CNE/CP n. 02/2019): impactos na formação inicial e continuada dos docentes". Pedagoga, Acácia é professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná (UFPR); BNC-Formação é a sigla para Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica, instituída por resolução do Conselho Nacional de Educação

Encontros anteriores 

A primeira palestra do curso “Pensando e fazendo Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Desafios da Construção Coletiva” foi ministrada pelo professor Gaudêncio Frigotto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no dia 16 de junho. Já o segundo encontro ocorreu no dia 14 de julho, com a participação da professora Marise Nogueira Ramos, também da UERJ e da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-Fiocruz), abordando o assunto “O projeto de formação humana do ensino médio integrado: avanços, possibilidades, desafios e limites”.

O terceiro encontro foi realizado no dia 11 de agosto, cuja palestra foi ministrada pelo professor Adilson César de Araújo, do Instituto Federal de Brasília (IFB), com o tema: "A reforma do ensino médio e suas implicações para o ensino médio integrado na RFEPCT". No dia 18 de setembro ocorreu a quarta palestra, ministrada pela professora Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o tema "Novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 1/2021) e os Institutos Federais: Ameaças e Resistências". O quinto encontro do curso teve com a participação da professora Maria Aparecida dos Santos Ferreira, do IFRN, com o tema "Decreto nº 10.656/2021 e as perspectiva atuais de financiamento para a Educação Profissional".

Acesse

Site do evento

Canal do YouTube IFRN Oficial

Ações do documento

Página em carregamento