“Guia da Faculdade” avalia cursos superiores do IFRN

Treze cursos foram avaliados e classificados com três e quatro estrelas

Publicada em 03/11/2020 Atualizada há 1 ano

11 campi tiveram cursos avaliados

Treze cursos superiores do IFRN foram avaliados e classificados com três e quatro estrelas pelo  “Guia da Faculdade”,  fruto de uma  parceria entre a instituição “Quero Educação” e o jornal “O Estado de São Paulo”. O guia atribuiu notas de classificação e, de acordo com o estudo, os cursos podem alcançar três, quatro ou cinco estrelas. Sendo possível acessar os selos que atestam o resultado e mensurar a qualidade de cada curso avaliado.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Para chegar ao resultado são avaliados as características da proposta de ensino do curso, o perfil dos professores e as condições de materiais e equipamentos oferecidos pelo instituto. A coleta dessas informações foi realizada entre os dias 29 de abril e 15 de maio deste ano pelos coordenadores de curso.

No ano de 2020, haveria o “Ciclo de avaliação das licenciaturas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade)”, que foi adiado em razão da pandemia do Coronavírus. Não participaram dessa avaliação do "Guia da Faculdade" os cursos de "Licenciatura em Espanhol", dos campi Natal-Central e Zona Leste, assim como o curso de "Licenciatura em Educação do Campo", do Campus Canguaretama, por não estarem enquadrados nos critérios estabelecidos no Enade. Abaixo, confira a avaliação realizada pelo "Guia da Faculdade".

Lista dos cursos do IFRN estrelados pelo Guia da Faculdade

Campus Apodi