Educação
1º Seminário de Educação Profissional do RN será aberto hoje
O evento vai até a sexta-feira (11), na Casa da Indústria
Publicada em 09/12/2015 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O seminário é realizado pelo Senai-RN, em parceria com o Sebrae, Senar, Senac, UnP, IFRN, Governo do Estado e Sest/Senat. A palestra de abertura será proferida a partir das 19h pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres. Ele vai falar sobre o panorama da educação profissional no Brasil. Os debates serão transmitidos ao vivo através de link do youtube disponibilizado pelo Senai RN.
O principal objetivo é propiciar conhecimentos e reflexões no âmbito da educação profissional na perspectiva de políticas públicas, do contexto econômico regional, da interface com o mundo do trabalho, ciência, inovação e das referências metodológicas para os processos de ensino e aprendizagem. Os temas que estarão em discussão, giram em torno das relações da educação profissional, da ciência e da inovação com o mundo do trabalho, além de aspectos do Plano Nacional de Educação.
A diretora regional do Senai-RN, Roseanne Azevedo ressaltou que educação a distância também será um assunto importante, porque se trata de uma ferramenta que deve contribuir para levar a formação aos diversos municípios do Rio Grande do Norte.
Do seminário será gerada uma carta de intenções em favor da educação profissional, assinada pelos presidentes de federações patronais e das instituições parceiras no evento, e pelo IFRN e UnP. Também haverá a criação de um fórum de educação profissional, como espaço de discussão de uma agenda permanente de diálogo entre educação e trabalho, com participação de instituições públicas e privadas.
O evento termina na sexta-feira (11). Até lá, o público vai poder assistir a palestras de algumas das maiores autoridades ligadas à educação profissional, como José Pastore, economista e consultor; Dante Henrique Moura e Ana Sarmento Henrique, professores do IFRN; José Paulo da Rosa, diretor-regional do Senac-RS e Felipe Esteves Pinto, gerente da Unidade de Educação Profissional do Departamento Nacional do Senai, entre outros.
Para o reitor r do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, o seminário é de suma importância para tratar dos rumos da educação profissional no Estado e adiantou que no ano que vem caberá ao IFRN organizar o seminário. "Esperamos que o evento seja bastante profícuo e que sirva como uma semente para a criação de um forum potiguar para tratar desse assunto tão importante que é a educação cidadã para o mundo do trabalho", completou.
Acesse: