Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

comemoração

Campus Currais Novos: 15 anos da primeira fase de expansão do IFRN

Instituição localizada no Seridó do estado concretizou e ainda concretiza os sonhos da população seridoense

Publicada em 20/09/2021 Atualizada há 1 ano

O Campus Currais Novos do IFRN, localizado na região Seridó do RN, possui, atualmente, cerca de 1350 estudantes matriculados.

Por Luciano Vagno

No ano de 2006 teve início a primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implementado pelo Governo Federal. Como fruto dessa expansão, há 15 anos, foram criados os campi Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Desde os povos pré-colombianos, a idade de 15 anos é acompanhada de festas. Com o IFRN não seria diferente. Dessa forma, em comemoração aos 15 anos da primeira fase da sua expansão, no mesmo mês em que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte comemora 112 anos, o Núcleo de Jornalismo (Nujor/IFRN) produziu uma série de reportagens sobre os três campi. A primeira delas é referente ao Campus Currais Novos. Ainda em alusão à data, será realizada na quarta-feira, 22 de setembro, uma live, transmitida no canal do YouTube do IFRN, a partir das 18h30.

Campus Currais Novos

Tudo começou em 29 de junho de 2006. Naquela quinta-feira de inverno, teve funcionamento autorizado a Unidade de Ensino Descentralizado (UNED) de Currais Novos, no Seridó do estado. Na época, o Instituto Federal ainda era Centro Federal de Educação Tecnológica do RN (Cefet-RN). A mudança na nomenclatura veio ocorrer dois anos e meio depois, em 29 de dezembro de 2008.

O Campus Currais Novos possui a oferta de cursos técnicos, na modalidade Integrada, em Informática, Manutenção e Suporte e Alimentos. Também são ofertados Cursos Superiores em Tecnologia de Alimentos, Tecnologia em Sistemas para Internet e Licenciatura em Química, além de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Há, ainda, as Especializações em Tecnologia em Ciência dos alimentos e Matemática e Ciências Naturais. Cerca de 1350 estudantes compõem o corpo discente da instituição.

Atualmente, o Campus está sob a direção do professor Andreilson Oliveira da Silva. O professor conta que, nesses 15 anos, o IFRN Currais Novos tem muito a comemorar. “Primeiro, a nossa consolidação como a melhor instituição de educação aqui da região. Ter conseguido oportunizar que vários estudantes realizassem seus sonhos em relação à profissionalização e à verticalização de ensino, pois muitos saem daqui e já vão para sua faculdade, outros, para seu emprego, e isso é uma grande vitória da instituição”.

O diretor-geral enumera ainda outras conquistas do Campus, como a busca dos servidores por capacitação, principalmente por mestrado e doutorado. Segundo ele, outros motivos para comemoração são a consolidação dos projetos de permanência e êxito dos estudantes, através da Assistência Estudantil, o crescimento dos projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelos estudantes, bem como o crescimento dos laboratórios presentes na Instituição, como o laboratório de alimentos, o de processamento de carne e pescado e de processamento de frutas, além de outros 14.

Primeiros servidores

E há quem acompanhe o Campus Currais Novos desde cedo. É o caso do assistente em administração Paulo Gustavo Felix de Barros. O servidor faz parte da instituição desde 2006. Ele conta que, até o 2000, era estudante da Unidade de Ensino Descentralizado (UNED) de Mossoró. “De repente eu estava compondo uma equipe que passaria a modificar a realidade do povo seridoense através da educação, assim como a minha realidade foi modificada”. Paulo Gustavo encerra sua fala afirmando que os 15 anos do Campus Currais Novos são 15 anos de vitórias, desafios e muitas conquistas para a população do Seridó e do IFRN”.

O Campus Currais Novos transforma vidas. É o que confirma o assistente em administração José Ari de Oliveira, servidor da instituição desde 2008: “Tenho uma realização pessoal em fazer parte de uma instituição de excelência. Como servidor, tenho a motivação em apresentar à sociedade um valor público norteado pela função social do IFRN. Exerço, com singular alegria, minhas atribuições no Campus Currais Novos desde 2008. Nestes anos aprendi muito sobre a instituição. Adquiri um considerável conhecimento sobre o serviço público. Prestar serviços em um dos Campi da primeira expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no RN é uma enorme satisfação”.

A relação com o Campus Currais Novos atravessa gerações na família do seu José. “Me orgulho de ter um filho que concluiu o Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática aqui. Hoje, tenho uma filha que também é estudante do mesmo curso no Campus. É louvável perceber que o IFRN transformou a realidade de muitas famílias”, declarou.

Estudantes vão, estudantes vêm

Nesses 15 anos de existência, muitas pessoas passaram e ainda passam pelo Campus Currais Novos do IFRN. Uma delas é Maria Luísa Rocha de Macedo. A jovem fez parte da primeira turma do Curso Técnico Integrado em Alimentos, que teve início em 2007.

Em 2006, quando Maria Luísa estava concluindo o ensino fundamental, soube da chegada da Unidade de Ensino Descentralizado de Currais Novos. Ali, ela enxergou uma grande oportunidade: “Eu poderia cursar o ensino médio na melhor escola do país sem precisar mudar de cidade, o que seria impossível para mim àquela época”, conta.

“Fiz o processo seletivo e, ao ver o meu nome na lista de aprovados, pareceu que uma realização de vida estava ali. E realmente estava. Era 2007 e, até a conclusão, em janeiro de 2011, eu tive as oportunidades que modificaram a forma como se enxerga a vida”, relembra a jovem. Hoje, Maria Luísa é servidora técnico no Laboratório de Alimentos do Campus. São 28 de idade, sendo, ao todo, 14 no Cefet/IFRN Currais Novos. “Metade da minha vida foi dentro desses muros, acompanhando cada etapa de evolução e tendo a honra de, hoje, poder contribuir com a formação para o mundo do trabalho e para a vida de jovens que, como eu, veem nesta instituição a oportunidade de mudança de vida”.

Quem entende bem esse sentimento é Isaac Emanuel Bezerra Firino. O jovem está concluindo o Curso Superior da Licenciatura em Química. Para ele, ser aprovado no curso foi “uma benção”. O jovem de 23 anos revela que, no começo, foi difícil pegar o ritmo do estudo, mas que, hoje, estudar no Campus Currais Novos do IFRN está sendo uma experiência boa e confortável.

Isaac conta que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, que fez com que o ensino presencial desse lugar ao modo remoto, o Campus não deixou de apoiar seus alunos em nenhum momento: “Tanto em estratégias de ensino quanto no suporte, no modo que a instituição trata os alunos há um cuidado, e isso me deixa sempre motivado a continuar no curso de Licenciatura em Química”.

Eu me sinto honrado em fazer parte dessa família que é o IFRN. Espero que muitos que ainda vão passa por ele e vejam o quão incrível é”, finalizou o estudante.

A expansão

O reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho, declara que a primeira fase de expansão do IFRN representa a possibilidade de ampliação da interiorização do Rio Grande do Norte, pois, antes da criação dos novos campi, a interiorização ocorria apenas na cidade de Mossoró. Arnóbio comemora a existência do Campus Currais Novos: “Ele contribui muito com a comunidade do Seridó. É o primeiro Campus na região, e até hoje tem transformado a região. Temos muitos alunos que saíram do Campus e, hoje, são servidores da nossa instituição”.

José Arnóbio finaliza ressaltando que a Política de Expansão, que resultou na criação de 17 campi, “é importante para levar a educação de qualidade para o estado do Rio Grande do Norte, atendendo outras regiões para além das duas maiores cidades do estado”.

Acesse

Canal do YouTube IFRN Oficial