DGUIE

Unidade Industrial-Escola com valor científico e social para a Instituição

Órgão dá suporte a demandas de ensino, pesquisa, extensão e institucionais

Publicada em 13/02/2019 Atualizada há 1 ano

Iogurte produzido pela Unidade Industrial-Escola: um dos alimentos utilizados na merenda escolar dos alunos do Campus

Criada em junho de 2014, a Diretoria de Gestão da Unidade Industrial-Escola (DGUIE) do Campus Pau dos Ferros do IFRN tem realizado diversas atividades, atendendo a variadas demandas acadêmicas e institucionais.

Com sede administrativa na sala 3 do prédio principal, os resultados da DGUIE ultrapassam as paredes de laboratórios, chegando a exposições em feiras de ciências, eventos, aulas práticas, cursos e oficinas de capacitação, fornecimento de coffee-breaks em reuniões institucionais de gestão e até mesmo no fornecimento de merenda escolar.

Responsável por receber matéria-prima e transformar em produtos alimentícios, a Unidade fabrica nos laboratórios do próprio Campus uma variedade de gêneros alimentícios como: doce de leite, iogurte, queijo coalho, geleia, mel em sachê (em parceria com acadêmicos de Apicultura), polpa de frutas, doce cremoso, em calda, em barra. Parte dessa produção é destinada à merenda escolar dos alunos.

PARCERIA
Objetivando diversificar a produção e oferta, a Unidade Industrial-Escola mantém parceria com os campi Apodi e Ipanguaçu do IFRN, de onde recebe parte da matéria prima.

FORTALECIMENTO DO APRENDIZADO
As ações da DGUIE fornecem um suporte no incremento do aprendizado, servindo como laboratório teórico-prático para estudantes e professores pesquisadores.

Desde a sua fundação, a Unidade já ofertou várias turmas cm cursos de qualificação gratuitos para a comunidade como, por exemplo: “Preparador de produtos lácteos” e “Preparador de Doces”.

Segundo a Diretora da Unidade Industrial-Escola, Rosane Liége Alves de Souza, a Unidade conta com dois bolsistas. Uma delas é Maria Anyelly da Silva: “Ser bolsista daqui servirá muito para a minha vida profissional, pois como penso em seguir carreira na área de alimentos, o curso e a experiência de trabalho na bolsa irão contribuir para minha formação profissional”, relata a estudante, matriculada no 3º ano do curso técnico integrado em Alimentos.

Além do suporte acadêmico-científico, bem como atividades de extensão com a comunidade externa, a Unidade também está presentes em eventos internos e externos como: Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC), Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), a através de estandes onde são mostrados produtos e serviços da Unidade.

SOBRE

A Unidade Industrial-Escola do Campus Pau dos Ferros foi criada em junho de 2014. O objetivo é produzir e analisar insumos para atender necessidades de programas desenvolvidos pela Instituição, bem como de manutenção do campus (refeitório, eventos) e/ou da própria unidade de produção, além de apoiar o ensino (aulas práticas), a pesquisa (projetos) e a extensão (capacitação por meio de cursos).  Através do e-mail: dguie.pf@ifrn.edu.br é possível obter mais informações sobre a Unidade.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
09/03/2018:Unidade Industrial-Escola do Campus é destaque no portal do IFRN.
30/08/2017:IFRN em Pau dos Ferros promove curso "Preparador de Produtos Lácteos".
24/02/2017:Unidade Industrial Escola do Campus Pau dos Ferros firma parceria com a Unidade do Campus Apodi.
12/07/2016:Iniciadas as primeiras turmas do curso de "Preparador de doces".