Internacionalização
Três alunas do Campus Pau dos Ferros do IFRN são aprovadas para intercâmbio Internacional no Equador
Estudantes embarcam em novembro rumo ao país andino
Publicada por Francisco Franca em 14/08/2025 ― Atualizada em 15 de Agosto de 2025 às 16:05
São cidades do Sertão do Alto Oeste Potiguar que três alunas do IFRN em Pau dos Ferros comemoram a conquista da aprovação para uma experiência que é sonho de muitos estudantes: um intercâmbio internacional!
Por meio de um processo seletivo capitaneado pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização do IFRN, a DINT, as estudantes do Ensino Médio Integrado, Ana Maria Rafael Dias da Silva, Iane Maria Pereira da Silva e Dávilla Maria Câmara foram contempladas para um intercâmbio acadêmico e cultural na Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador.
Mais que aprovadas, elas foram destaques na seleção!
O edital disponibilizou três vagas em cada um dos quatro polos estabelecidos (Oeste Potiguar, Central Potiguar, Agreste Potiguar e Leste Potiguar). O polo do Oeste Potiguar, que abarca os campi Apodi, Mossoró, Ipanguaçu e Jucurutu e Pau dos Ferros, teve todas as três vagas preenchidas pelas alunas do Campus. E não para por aí: dentre as quase 90 candidatas em todo o Estado, as discentes do Campus pauferrense foram as que tiveram as melhores notas (93,36; 92,75 e 90,98) numa escala de 0 a 100.pi
A seletiva levou em conta, entre outros pontos, o índice de rendimento acadêmico (IRA), análise socioeconômica, participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, atividades de internacionalização, além de conhecimentos de Língua Espanhola.
Para o Diretor Geral do Campus, Professor Emanuel Neto Alves de Oliveira, a aprovação das alunas sela mais uma importante conquista da unidade de Pau dos Ferros no cenário internacional.
Ana Maria, Iane e Dávilla se somam a um grupo de estudantes do Campus Pau dos Ferros que passarão a ter no seu currículo uma experiência internacional. É um orgulho afirmar que nesses 15 anos de existência do Campus já enviamos alunos a países como: Itália, México, França, Equador, Estados Unidos. Elas, o orientador Rickison, e demais servidores estão de parabéns!
O Professor de Língua Espanhola do Campus, Dr. Rickison Cristiano de Araújo Silva, comemora o desempenho das alunas e pontua o valor da experiência para a vida das estudantes. "Costumo dizer que experiências como essa transformam nossas vidas e nossa forma de ver e viver o mundo, que é tão diverso e plural", conclui o Professor.
As expectativas são as melhores possíveis. Espero que elas se joguem nessa experiência única, vivenciem intensamente cada momento do intercâmbio linguístico e intercultural e que, ao final, estejam ainda mais apaixonadas pela língua espanhola e pela cultura hispânica!
Em cada aluna, uma história!
Inacreditável!
Ana Maria Rafael Dias da Silva tem 18 anos, é de Pau dos Ferros, e cursa o técnico integrado em Informática. A jovem conta que ficou surpresa ao saber da aprovação e quase não acreditou: "Como assim, eu fui aprovada para o intercâmbio? Não pareceu real, sabe?"
Foi tão inacreditável porque é algo que eu nunca pensei que fosse fazer parte de minha vida, de uma experiencia que eu pudesse ter. Eu acho que terei uma experiência ótima, uma experiência enriquecedora e que com certeza eu nunca vou esquecer.
Ansiosa para uma experiência transformadora
Iane Maria Pereira da Silva tem 19 anos, reside na cidade de São Francisco do Oeste, e cursa o técnico integrado em Alimentos. À reportagem, ela relata que fez a seleção por incentivo do Professor Rickson e amigos. "Eu não esperava ser aprovada, e quando o resultado veio foi algo inacreditável. Sempre senti que o sonho de conhecer o mundo era algo distante de acontecer, então, ver o início deste sonho se tornando realidade é surreal", relata Iane.
Estou muito ansiosa para conhecer este novo país e aprender sobre a cultura e a língua do povo de lá. Tenho a certeza de que será uma experiência transformadora e sou muito grata ao IFRN por me proporcionar esse momento.
Ela quer ampliar sua visão de mundo
Dávilla Maria Câmara tem 19 anos, reside na cidade de Frutuoso Gomes, e cursa o integrado em Apicultura. A concluinte contou que soube de surpresa da notícia quando viu o seu Professor de Espanhol chegar na sala comemorando para anunciar a aprovação.
Estou com grandes expectativas para o intercâmbio. Espero conhecer novas culturas, ampliar minha visão de mundo. Tenho certeza de que será uma oportunidade única para crescer pessoal e academicamente, além de criar memórias que levarei para toda a vida.
Felicidade dos filhos é felicidade dos pais
Emocionada no relato, a Senhora Elizabete Neuma da Silva Câmara, mãe da aluna Dávilla Câmara, comemora a conquista da filha: "Estou muito feliz! O sonho dela é meu também. Saber que ela vai viver essa experiência maravilhosa, e ainda com as amigas, é algo muito gratificante, pois elas são fenomenais. Imagino o quanto os pais das outras também estejam orgulhosos. Estamos muito ansiosas por essa viagem, espero que dê tudo certo e que ela possa aproveitar muito", comenta.
Benedita Dias da Silva, mãe da aluna Ana Maria, também comemora: "Eu me senti muito feliz porque sempre acreditei no potencial dela e quero que ela chegue ainda mais longe. Desejo que essa seja a primeira de muitas viagens que ela vá fazer por esforço e merecimento próprio", afirma a Benedita, servidora pública.
Rumo ao Equador!
O intercâmbio será realizado na Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), uma importante instituição sul-americana com tradição em cooperação internacional e intercâmbio acadêmico e científico com outras instituições.
As estudantes terão uma experiência de 15 dias no país andino, onde vivenciarão uma nova língua, cultura, gastronomia, clima, conhecimentos acadêmicos e científicos, o que agregará valor às suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais.
As orientações para pré-embarque já foram iniciadas. As estudantes estão sendo ambientadas pelo Diretor Sistêmico de Internacionalização (Prof. Bruno Rafael) e pela Assessora de Relações Internacionais (Profª. Mylenna Vieira). Após as férias escolares, as alunas ainda participarão de reuniões on-line e presenciais. As estudantes embarcam no dia 23 de novembro, onde devem permanecer até o dia 7 de dezembro de 2025.
Sobre
A seleção foi rediga pelo Edital 11/2025-DINT/RE/IFRN, que fomenta a participação em Programas de Mobilidade Internacional como vínculo ao processo de Política de Internacionalização do IFRN. O edital é destinado a selecionar estudantes de cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada para intercâmbio internacional.
O Programa de Intercâmbio é uma iniciativa da Política de Internacionalização da Instituição por meio do fomento na participação em Programas de Mobilidade Internacional, sendo conduzido pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint). Os intercâmbios internacionais serão desenvolvidos no âmbito das parcerias internacionais formalizadas pelo IFRN.