Conhecimento
Superando mais de 200 mil estudantes de todo o país, alunos do Campus Pau dos Ferros vão à grande final da 17ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Fase final aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto de 2025, em Campinas, São Paulo
Publicada por Francisco Franca em 16/09/2025 ― Atualizada em 16 de Setembro de 2025 às 15:24
Com o tema central "Informação: produção, circulação, limites e possibilidades", a 17ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) teve a sua fase final realizada nos dias 30 a 31 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em São Paulo, reunindo estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todas as regiões do País.
Foram 225 mil participantes, o maior número já registrado em todas as edições, registrando um aumento de 11% em comparação ao ano de 2024. E Campus Pau dos Ferros, mais uma vez, participou ativamente com a maior delegação do estado do RN. Foram 12 estudantes estruturados em quatro equipes, cada uma delas com três integrantes, que foram orientados e acompanhados pelos Professores de História Gabriel Pereira de Oliveira e Lucas Soares Chnaiderman.
As equipes foram:
Alexandrinos |
Apis Historiadoras |
As Navegantes do Tempo |
Chrono Girls |
Para o Professor Lucas, a chegada à fase final consagra uma longa trajetória que começou em julho. Foram ao todo sete fases em que começaram com 225 mil pessoas, até chegar ao seleto grupo de 1.404 estudantes.
Comemorando, o Professor Lucas fala da importância da ONBH que vai além dos conhecimentos acadêmicos:
A ONHB é uma experiência única para o aluno do IFRN. Trata-se da maior Olimpíada do Conhecimento das Humanidades, com questões que estimulam o pensamento crítico e que exigem o trabalho em grupo. Na ONHB, são construídos não apenas conhecimentos, mas também amizades e o senso de que todos somos parte do mesmo grupo, representando com orgulho a educação pública, gratuita e de qualidade. Temos muito orgulho do trabalho que fazemos no IFRN e de levarmos nossos alunos cada vez mais longe.
Em sua quarta participação na ONHB, o aluno Francisco Messias Paiva Rocha, do curso de Apicultura, comemora a experiência de ter chegado mais longe e agradece ao IFRN e professores.
Ter chegado à fase final me deixou muito orgulhoso, porque viver a ONHB foi algo realmente inexplicável. A viagem também foi incrível, uma experiência que eu nunca tinha vivenciado antes. Sou muito grato ao IFRN por ter me proporcionado essa oportunidade e, principalmente, aos meus professores Lucas e Gabriel, que foram pilares fundamentais para a concretização desse sonho.
Do curso de Alimentos, Maria Clarice Tomaz de Aquino foi outra finalista. Em seu depoimento, a estudante viveu na pele as realizações que os estudos podem proporcionar:
Foi uma experiência de grande valor para mim. A partir dessa viagem, consegui perceber e ver, presencialmente, as proporções incríveis que o estudo pode tomar e os lugares que podemos chegar com o auxílio dele. O conhecimento nunca foi e nunca será obsoleto, ainda mais quando sustentado por uma instituição presente e prestativa, professores dedicados e alunos esforçados
Sobre
A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, das Pró-reitora de Extensão e Cultura (PROEEC) e Pró-reitora de Graduação (PRG) da Unicamp, da Associação Nacional de História (Anpuh) e CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES via edital nº 38/2024 – Pop Ciência – Olimpíadas Científicas. Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
Com informações do site da ONHB.
- Palavras-chave:
- ONHB 2025 ONHB Campus Pau dos Ferros História do Brasil