Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Servidor do Campus Pau dos Ferros tem trabalho aprovado em evento na Itália

V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa acontecerá em outubro

Publicada em 12/01/2015 Atualizada há 12 meses

Imagem obtida no site do Simpósio.

O servidor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, o pedagogo José Batista de Barros, teve trabalho de pesquisa aprovado para o V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portugesa (V SIMELP), que será realizado na Itália. O Simpósio tem como temário "De volta ao futuro" e acontecerá na "Università del Salento", na cidade de Lecce.


O trabalho do servidor José Batista, intitulado "Dimensão argumentativa dos verbos dicendi: uma análise do processo de representação de discursos", investigou o uso de verbos dicendi no processo de representação de discursos, considerando seu papel para o reforço das relações sociais mediadas pelo gênero. Nesse sentido, os verbos são vistos como mecanismos da língua capazes de produzir nuances de adesões em circunstâncias diversas. Nas suas bases teóricas, estão os preceitos de estudiosos que concebem a linguagem como forma de interação (BAKHTIN/VOLOCHINOV; BAKHTIN; PERELMAN & OLBRECHT-TYTECA).


Para Batista, um dos recursos de marcação das relações sociais no gênero é o uso de verbos dicendi, que além de introduzir um discurso, marca o nível de prestígio deste no discurso. "Assim, a força persuasiva do componente gramatical reforça as relações de poder entre os interlocutores da interação", comenta o pesquisador.


O SIMELP
O Simpósio acontecerá no período de 8 a 11 de outubro de 2015, na ", em Lecce, na Itália,. O SEMEPL tem como concepção básica a ideia de congregar estudiosos da língua portuguesa de todo o mundo – pelo que se refere à divulgação, ao ensino e à pesquisa – em Simpósios constituídos como espaços de discussão nas áreas da língua, da linguística, da literatura, da tradução e da cultura. Esta é a primeira vez num país onde a língua portuguesa não é língua oficial.
Para obter mais informações, acesse o site do Simpósio: http://simelp.it/