Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Segundo dia do Congic 2014 é marcado por apresentações de trabalhos e projetos de alunos

Estudantes de todo o IFRN apresentaram cerca de 400 trabalhos

Publicada em 09/08/2014 Atualizada há 12 meses

Alunos apresentam seus trabalhos para colegas, professores e demais visitantes do X Congic.

Com cerca de 1200 inscritos, o segundo dia do X Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic) foi marcado por um intenso movimento de alunos no Campus Pau dos Ferros do Instituto, onde está sendo realizado o Congresso.

Com programação iniciada às 8h, o ginásio poliesportivo foi ocupado por dezenas de banners e quase trinta projetos científicos apresentados na Mostra Tecnológica, que acontece paralelamente ao Congic. O evento científico aprovou um número de 297 banners para apresentações. Os alunos que estão expondo seus trabalhos receberão um retorno da equipe de avaliadores, que vem analisando todos os trabalhos com base nos critérios de apresentação oral, postura, teor científico, relevância social, criatividade do pôster. Para o professor de Administração Rafael Rodrigues, do Campus Nova Cruz e um dos avaliadores, a atividade proporciona ao aluno do ensino médio técnico a oportunidade de ter seu trabalho acadêmico avaliado.

Já os trabalhos apresentados na Mostra Tecnológica do IFRN, este ano em sua segunda edição, estão sendo avaliados e, ao final, os que demonstrarem melhor desempenho receberão prêmios que vão desde a participação em importantes congressos cientíicos do Brasil, como a Febrace, em São Paulo-SP, e a Mostratec, em Novo Hamburgo-RS, até viagens de estudos a Portugal. Foram aprovados 30 trabalhos para a Mostra 2014. Estão sendo apresentados 27 deles, que saberão na manhã deste sábado (9) os vencedores da competição, quando também vai acontecer o encerramento do Congic.

Ainda durante a manhã do 2º dia, foi apresentada a palestra "Meio ambiente e tratamento de resíduos no sertão, pelo professor André Calado, do Campus Natal-Central do IFRN.

A programação da tarde foi retomada também com apresentações de banners e da Mostra Tecnológica, mas ainda com as apresentações orais de trabalhos realizados por alunos do Instituto com a orientação de professores. Foram aprovados para a apresentação oral 72 trabalhos. Para o professor do Campus Nova Cruz Cleonilson Mafra, os alunos veem nas apresentações uma chance de dar continuidade às pesquisas realizadas durante os períodos de aula. "Eles vêm fazer a apresentação com muita garra, abertos às propostas de complementação dos trabalhos dadas pelos professores avaliadores e demais ouvintes", comentou Cleonilson. Para aluna Andressa Melo, do curso técnico integrado em Meio Ambiente do Campus Ipanguaçu, com o Congresso os alunos têm uma vivência de faculdade ainda no ensino médio, o que os ajuda na formação profissional e acadêmica. Andressa apresentou no X Congic o trabalho "Uso de resíduos orgânicos vegetais para fabricação de briquetes de alta eficiência".

Os participantes do evento ainda puderam assistir aos minicursos sobre "Introdução à propriedade intelectual", "Uso da plataforma Ebrary" e "Uso do portal de periódicos", além das mesas-redondas "Experiências internacionais em computação aplicada", através de videoconferência com professores portugueses, e "Ciência sem Fronteiras: depoimentos", com alunos e servidores que já vivenciaram ou estão vivenciando vivências de estudos internacionais em mestrados, doutorados e pós-doutorados.

O segundo dia do X Congic foi encerrado com a Noite Cultural, em que houve apresentações musicais e lançamentos na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros. Toda a programação está disponível no hotsite do evento.