EMPREENDEDORISMO

Evento reuniu comunidade acadêmica do Curso Técnico Integrado em Apicultura

Publicada em 11/09/2014 Atualizada há 1 ano

Representante nacional do Sebrae, Demian Condé, enquanto falava aos alunos

Na noite de ontem (10), foi realizada a cerimônia de apresentação do Projeto Apis Jovem Empreendedor, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sebrae-RN e o Campus Pau dos Ferros do IFRN.

O evento reuniu alunos do Curso Técnico Integrado em Apicultura. Estiveram presentes, ainda: a Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros, Professora Antonia Silva; o representante nacional do Sebrae, Demian Condé; o Diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio da Cunha Cavalcanti Júnior; o Gerente do Alto Oeste do Sebrae-RN, Vamberto Torres de Almeida; o Gerente do Oeste do Sebrae-RN, João Vidal; a Coordenadora do Curso, Profª Luciene Mesquita, além de alunos e demais professores do curso.

Durante a cerimônia, a Diretora Geral do Campus agradeceu a parceria com o Sebrae, ressaltou a importância e potencial do Curso Técnico em Apicultura. O representante nacional do Sebrae, Demian Condé, demonstrou otimismo com o Projeto: "A expectativa é de que vocês sejam jovens empreendedores apícolas (...) e até futuramente jovens empresários apícolas", e falou sobre a importância de implantação do Projeto em mais estados.

O Diretor Técnico do Sebrae RN, João Hélio discursou sobre a importância do Projeto, da iniciativa do Sebrae e parceria com o Instituto: "É uma responsabilidade imensa. O melhor local a se apostar é esse. O Instituto é um local respeitado e é importante apostarmos nesse iniciativa."

Para o aluno Ricardo Nunes foi um dos alunos presentes e relatou: "Ao longo do curso, aprendi a me identificar com Apicultura. Gostei do projeto de o Sebrae investir na gente. Pretendo participar. Aqui na região, sabemos que existem apicultores que estão há anos no mercado e que usam técnicas de manejamento antigas. Além de sair daqui como técnico em apicultura, poderei sair daqui também com alguma especialização na área empreendedora.", afirma Ricardo, que tem 16 anos e cursa o 3º ano do Curso Técnico em Apicultura.

O Projeto
O Projeto Apis Jovem Emrpeendedor é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Campus Pau dos Ferros do IFRN, que visa a inserção de jovens apicultores no mundo empreendedor, com objetivo da geração de renda,  diversificação dos produtos da colmeia, produção,  comercialização, gestão e fortalecimento do  mercado interno. Entre as ações previstas, estão a capacitação, acesso a mercados internos e consultorias tecnológicas de acompanhamento, tendo como resultado previstos a capacitação de 100 jovens em apicultura até agosto de 2016.