Ensino Superior
Rumo ao mundo do trabalho e da pesquisa: alunos antecipam colação de grau após conquistas precoces
Formandos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Agroindústria precisaram antecipar a concessão do grau
Publicada por Francisco Franca em 06/03/2026 ― Atualizada em 6 de Março de 2026 às 18:53
O Campus Pau dos Ferros celebra o êxito acadêmico e profissional de três de seus concluintes de graduação por meio de atos de colação de grau em extraordinária, antecipados em razão de conquistas de alto nível: aprovações para pesquisador, doutoramento e trabalho em empresa no exterior.
Pesquisa em parceria com a UFRN
Vítor Rafael Queiroz Ferreira concluiu o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e foi admitido para a posição de pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuará em projeto desenvolvido em parceria com o IFRN. O ato de colação de grau em separado aconteceu no dia 30/1/2026, na sala da Direção Geral do Campus.
Laureado e com aprovações em três doutoramentos
Da graduação tecnológica em Agroindústria, o formando Francisco Vieira Sales Júnior requereu antecipação do grau em virtude da necessidade de matrícula no doutoramento em Ciência de Alimentos para o qual foi aprovado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nos dias seguintes, Sales veio a comemorar ainda mais ao receber a notícia de aprovações em mais dois programas de doutorados: Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Tecnologia de Alimentos, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A colação de grau antecipada, que revelou a láurea acadêmica a Júnior Sales, aconteceu na manhã do dia 20/2/2026, na Sala de Atos do Campus.
Rumo ao Canadá
Um terceiro formando, José Matheus Bento, do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), precisou antecipar a concessão do grau em virtude da aprovação em processo seletivo para a multinacional AWS, localizada em Toronto, no Canadá. Em reta final do curso, e com a exigência do diploma, Matheus solicitou a concessão do diploma em caráter antecipado, cuja colação de grau aconteceu na manhã desta sexta-feira, 6/3/2026, na sala da Direção Geral.
Para o Diretor Geral do Campus, Prof. Emanuel Oliveira, as aprovações dos graduandos reflete nos resultados positivos da graduação na instituição: “Esta conquista atesta a qualidade do ensino superior que vem sendo ofertada no Campus Pau dos Ferros. Isso muito nos orgulha. Parabenizamos Vítor, Júnior e Matheus, assim como os servidores envolvidos, pois também fazem parte deste processo de educação de excelência”, relata o gestor.
Colações de grau extraordinárias
A colação de grau antecipada é um ato previsto na na Organização Didática (OD) do IFRN e está alinhada Artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pode ser requerida em caso fortuito de necessidades específicas de apresentação do diploma, mesmo o formando estando em reta final do curso. As três solenidades extraordinárias supracitadas foram presididas pelo Diretor Geral do Campus, contando com a presença de gestores da Diretoria Acadêmica, Coordenação de Curso, formandos e convidados.