ONHB 2021

Quatro equipes do Campus estão na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Competição é realizada pela Unicamp (SP). Última etapa acontece no dia 16 de agosto.

Publicada em 25/06/2021 Atualizada há 12 meses

Rio Grande do Norte registrou 58 equipes finalistas.

A coordenação da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) anunciou as equipes finalistas da competição, que reúne milhares de estudantes de todas as regiões do País.

Acumulando experiências exitosas, o Campus Pau dos Ferros registra, mais uma vez, sucesso de seus estudantes e professores orientadores.

Sob orientação do Professor de História, Dr. Gabriel Pereira de Oliveira, quatro equipes, através de 12 estudantes, garantiram vaga na grande final, que acontece no dia 16 de agosto.

Conheça as equipes e seus integrantes:

IntegrantesTurma

As Filhas de Frida
Ana Luiza Ferreira de Melo
Maria Eduarda Chaves de Souza
Samyra Feitoza Martins

CSI
Maria Clara Pinheiro Nunes
Gisele Ferreira de Carvalho
Gabriella Sarmento de Sousa

Historiadores Potiguares
Anny Caroline Rocha de Souza
Kaillanny Kettly Melo Freitas
Pedro Emanuel Filgueira Rêgo
The end of the EmpireVandeilson Chaves da Silva
Michelly Lins do Nascimento
Anderson de Queiroz Feitosa Rocha
4º ano do curso de
Apicultura vespertino

Finalistas comemoram

"Como essa foi a minha primeira vez participando da ONHB, me sinto realizada por ter chegado tão longe junto à minha equipe. Participar da Olimpíada e chegar na final está sendo uma experiência mágica e de dever cumprido, colaboração e aprendizado. Isso me deixa muito feliz, pois é um incentivo para que eu continue focada nos meus objetivos"
, comenta Fala a finalista Ana Luiza Ferreira de Melo.

Quem não chegou à final, também, pois ficam novos conhecimentos, experiências e aprendizados

"Participar da ONHB superou todas as minhas expectativas, porque me fez adquirir conhecimento em assuntos que eu jamais imaginei estudar. Ela incentiva o aluno a pesquisar, a investigar, fornecendo uma gama de conteúdo e aprendizado, e é isso que nos motiva a querer ir até o fim. Estar na ONHB já é uma vitória", relata a estudante Maria Isadora da Silva Mesquita.

O Professor de História comenta sobre a importância da Olimpíada na construção coletiva do conhecimento: "A ONHB é uma experiência riquíssima de construção coletiva do conhecimento. E pensar historicamente é ainda mais fundamental nesses tempos tão duros. A experiência ao longo das seis fases da ONHB foi muito bonita nesse sentido. E agora, com muita alegria, nosso Campus vai participar também da fase final da Olimpíada, sendo representado por  quatro equipes que irão carregar a bagagem de todo esse trabalho conjunto", detalha o orientador Gabriel.

Este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, a ONHB foi realizada emformato virtual e remoto. A prova para os finalistas será realizada no dia 16 de agosto e a cerimônia de premiação virtual em 12 de setembro.

Sobre:
*A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades.
Informações do site da ONHB.