Reconhecimento
Qualidade do curso de Agroindústria do Campus Pau dos Ferros é atestada com nota máxima em avaliação do Ministério da Educação
Graduação tecnológica conquistou conceito 5 no reconhecimento do MEC
Publicada por Francisco Franca em 29/10/2024 ― Atualizada há 1 mês, 3 semanas
O curso superior de tecnologia em Agroindústria do Campus Pau dos Ferros comemora a conquista do conceito 5 na recente avaliação do Ministério da Educação (MEC).
A atribuição das 5 estrelas ao curso pela autarquia de máxima autarquia na educação do Páis atesta não somente o reconhecimento como também a qualidade do curso como excelente no tocante a variáveis como organização didático-pedagógica, corpo docente, gestão, infraestrutura, entre outras.
Ao longo do mês de outubro, os avaliadores do MEC atuaram no processo de reconhecimento, sob assessoramento da responsável no IFRN pela pasta da Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (Diare), a Professora Drª. Iria Cosme. O processo de reconhecimento movimentou a direção, coordenação de curso, servidores e estudantes, por meio de várias reuniões e encontros.
A comunidade acadêmica comemora:
Receber a notícia de que obtivemos 5 estrelas do MEC, faz jus ao poder da educação pública. Eu e meus colegas do 6º período participamos de todo esse processo, e é inexplicável a alegria que sentimos ao ver que o que semeamos tornou-se esse belo fruto. A agroindústria de fato era meu sonho e prendendo seguí-la.
A cada dia tenho me identificado muito com algumas áreas. Já fizemos várias aulas práticas e aulas de campo, o que acaba despertando mais ainda o interesse. Tenho planos de seguir na área e me aprofundar cada vez mais. Sobre o avaliação do MEC, é gratificante saber que nossa graduação recebeu uma nota tão boa. Isso quer dizer que todos os segmentos estão fazendo um bom trabalho.
Escolhi o curso de Agroindústria porque cresci cercada pela agricultura e produção de alimentos caseiros, isso é algo que está na minha família há gerações. Estou muito feliz em saber que o nosso curso recebeu as 5 estrelas, e é um prazer enorme fazer parte dessa história!
Estava na expectativa por essa nota, pois acredito no IFRN que oferta uma educação de excelência, tem estrutura, tem uma boa administração e funcionamento pedagógico. É um momento de alegria, de festa! Eu fico muito feliz, os alunos do IF merecem um curso com nota máxima. A comunidade merece profissionais formados com diploma de uma instituição como o IFRN. É uma satisfação ser professora desta instituição, de estar aqui na cidade de Pau dos Ferros transformando vidas, mostrando aos nossos alunos que a agroindústria é possível de acontecer em qualquer lugar do Brasil e do mundo, e que nossos alunos são capazes de atuar.
Estamos muito felizes com a excelente nota alcançada. Ter nota máxima, reflete bem o esforço mútuo que vimos, com setores, professores e alunos empenhados. É muito bom ver de perto esse resultado. Participar dessa conquista é engrandecedor.
O resultado traduz os esforços do IFRN pela busca contínua de ofertar cursos de excelência a fim de contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte através da formação, de nossos discentes, em um ensino superior de qualidade
Em pleno clima de festividade dos 15 anos de nosso Campus Pau dos Ferros, receber a notícia da conquista da nota máxima pela autoridade educacional do País, é uma alegria imensa, é uma comemoração dupla! Parabenizamos a equipe gestora, demais servidores e estudantes este importante feito que fica na história da nossa Instituição.
Graduação Tecnológica em Agroindústria
O curso, que visa forma tecnólogos (as) em Agroindústria, visa entregar ao mundo do trabalho profissionais de nível superior, com aptidão para planejar, elaborar, gerenciar, analisar, coordenar, vistoria e manter os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais. Entre as variadas possibilidades de atuação no mundo do trabalho, estão agroindústria de produtos apícolas, hortaliças, leite, bebidas, carnes e pescado; institutos e centros de pesquisa, órgãos de inspeção sanitária; elaboração de projetos e consultorias agroindustriais, entre outras.
Com carga horária de 2.850 horas numa duração de três anos e meio, a graduação funciona na modalidade presencial no Campus Pau dos Ferros. As principais formas de ingresso se dão por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e processo seletivo do IFRN utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A autorização da criação e funcionamento do curso foi instituída em 2022, por meio da Resolução 2/2022 do Conselho Superior do IFRN, o Consup. O curso entrou em funcionamento em 2022.1, com o ingresso da primeira turma. Para conhecer detalhes, acesse a página do curso: