Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino Superior

Publicado edital com 9 vagas remanescentes para 2ª Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

Inscrições acontecem até o dia 19 de maio

Publicada por Francisco Franca em 14/05/2025 Atualizada em 14 de Maio de 2025 às 17:51

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN, a PROEN, publicou o Edital nº 27/2025 que normatiza o processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes para o curso superior de Segunda Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, ofertado em convênio com o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade).

O edital traz nove vagas que são destinadas, em sua totalidade, a candidatos residentes do estado do Rio Grande do Norte.

Distribuição das vagas ofertadas:
Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI) 2
Autodeclarados quilombolas (Q) 6
Pessoas com deficiência (PCDs) 1
Total de vagas 9

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até as 23h59 do dia 19 de maio de 2025, exclusivamente via internet, por meio do site https://processoseletivo.ifrn.edu.br/ .

No âmbito do PARFOR Equidade, os cursistas que se enquadrem em ao menos uma das seguintes categorias farão jus ao recebimento de bolsa mensal no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) durante o período de vigência do curso:

a) Professores autodeclarados indígenas, pretos, pardos ou quilombolas;
b) Professores pertencentes a populações do campo;
c) Pessoas surdas ou do público-alvo da educação especial.

O preenchimento das vagas será realizado via análise do currículo acadêmico, que levará em conta critérios estabelecidos no quadro do item 17 do edital, como tempo de exercício de docência, memorial descritivo, entre outros.

O curso visa capacitar professores licenciados que atuam em comunidades quilombolas, promovendo práticas pedagógicas voltadas para valorização dos saberes e culturas dessas comunidades. A graduação é ofertada em formato presencial, contando com uma carga horária total de 1.340 horas, com até 17,9% das atividades realizadas a distância para facilitar o acesso de professores-alunos em regiões remotas.

O resultado final, segundo o cronograma do processo seletivo, está previsto para ser divulgado no dia 3/6/2025. Acesse:

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e- mail processoseletivo@ifrn.edu.br ou por meio do WhatsApp (84) 4005-0781, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Palavras-chave:
Processo Seletivo Formação de Professores Parfor Equidade Segunda Licenciatura Educação Escolar Quilombola Campus Pau dos Ferros

Notícias relacionadas