Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

AMBIENTAÇÃO

Pronatec no Campus Pau dos Ferros dá início a seis novas turmas de cursos FIC

São cerca de 150 novos alunos beneficiados

Publicada em 06/04/2015 Atualizada há 1 ano

Novos alunos receberam orientações insitucionais e acadêmicas durante a ambientação

Aconteceu na noite de hoje (6) a aula inaugural dos novos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertado via Campus Pau dos Ferros do IFRN.


São cerca de 150 alunos distribuídos em 6 turmas de cursos de formação inicial e continuada (cursos FIC). Os novos alunos foram ambientados acerca das normas institucionais e regimento acadêmico do IFRN e tiveram as equipse de apoio acadêmico, pedagógico e social apresentadas.


Antônio Guilherme de Freitas Júnior, de 27 anos, do município de São Francisco do Oeste (RN) está matriculado no Curso de Agente de Combate às Endemias. Em depoimento, ele revela boas expectativas sobre o curso: "A expectativa é de que eu volte a estudar. Gostei da escola, é muito organizada e se Deus quiser vai dar tudo certo", afirma Antonio Guilheme.


O aluno Francisco Sales de Andrade tem 58 anos, e é do município de Portalegre (RN). Satisfeito com a aula inaugural, Francisco espera que o curso seja útil em casa e no trabalho: "Gostei da aula de hoje, foi esclarecedora e acho que ajuda o desempeno da gente aqui na escola. Meu propósito é montar e montar e consertar probleminhas básicos do computador que tenho em casa, como também no trabalho.", afirma o novo aluno, matriculado no Curso FIC de Montador e Reparador de Computadores.


A Orientadora Pedagógica do Pronatec, Professora Abigail Silva, acredita na oportunidade que o Programa proporciona aos alunos, de maneira que eles saiam mais seguros e preparados para o mercado:  "Hoje, dia 6 de abril, começou uma nova turma de cursos de Formação Inicial e Continuada do Pronatec! Esta é uma oportunidade única que os jovens do Alto Oeste potiguar estão tendo para participar de forma efetiva do mundo do trabalho. Creio que essa capacitação pode contribuir para que eles saiam profissionalmente mais seguros e preparados. Esperamos que esses jovens possam aproveitar esse momento único e desejamos que sejam pessoas realizadas nas profissões que escolheram", comenta Abigail.


Cada discente recebeu um kit do aluno, composto por pasta, camisa do Programa, caneta, caderno, além de exemplar da revista do Campus Pau dos Ferros do IFRN, lançada no mês de fevereiro.


Nesta etapa, que encerra o ciclo da oferta de 2014.2 foram ofertados seis cursos: Agente de Combate às Endemias, Espanhol Básico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Produtor de Produtos Apícolas, Recreador-Monitor, e Montador e Reparador de Computadores. Os cursos FIC funcionam no turno noturno (das 7h às 22h) e aos sábados (das 7h ao meio-dia).


SOBRE O PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
Informações do site do Pronatec.