MEIO AMBIENTE

Projeto Integrador de graduanda em Química estuda o lixo eletrônico com estudantes do Ensino Médio

Atividade envolve a disciplina Química I, ministrada pelo Professor Kaiser Jackson

Publicada em 19/08/2021 Atualizada há 1 ano

Trabalhos estão apresentados em formato virutal em mídia sociail.

Embora o advento e avanço da tecnologia tenham facilitado o nosso dia a dia, a atuação do homem no tocante ao destino final de equipamentos eletrônicos não mais utilizados tem causado impactos ao meio ambiente, cujas consequências acendem a necessidade de debater e estudar estratégias que, pelo menos, mitiguem os efeitos negativos do lixo eletrônico no meio ambiente.

Embasados a um olhar atento à perspectiva de preservação e conservação ambiental, um grupo de estudantes do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática (vespertino) , sob orientação do Professor Me. Kaiser Jackson Pereira de Sousa, está participando do Projeto Integrador intitulado: “Lixo eletrônico e meio ambiente: Uma intervenção na perspectiva do Arco de Maguerez”, de autoria e aplicação de Érica Bezerra Costa, graduanda da Licenciatura em Química.

Para Érica,  a proposta de intervenção visou estimular os estudantes a utilizarem as plataformas digitais para o compartilhamento de conhecimento e consciência ambiental: “A intervenção do Projeto Integrador II, promoveu uma abordagem sobre a problemática do e-lixo e o meio ambiente, estimulando os discentes a utilizarem as plataformas digitais para construir, expor e divulgar um leque de informações sobre o assunto, a fim de conscientizar e tirar dúvidas. O momento ficou marcado pela a criatividade, debate e proposta para o descarte correto do lixo eletrônico.”, comenta a Licencianda em Química.

Para a estudante Isadora Rodrigues Bessa Silva a participação no projeto oportuniza reflexão sobre os impactos que a evolução tecnológica e atual estilo de vida nos trazem: "Integrar o tema Lixo Eletrônico na matéria de Química foi uma sacada genial. Estamos acostumados com a evolução tecnológica frenética, mas pouco pensamos sobre os impactos socioambientais que esse modelo de vida acarreta. Gostei bastante da abordagem trazida por Érica",  comenta. Isadora afirma estar com outro olhar para o assunto a partir de agora: ''Aprendemos sobre os riscos existentes no manuseio de componentes químicos presentes nos equipamentos, a destinação correta que esses materiais devem tomar, e o descaso que envolve os responsáveis sobre essas questões. Terei outro olhar para esse assunto a partir de agora. Foi demais!”, detalha a futura técnica em Informática.

Segundo o Professor orientador Kaiser, a partir do tema geral “Lixo Eletrônico,  cada grupo escolhe um assunto relacionado e apresenta os resultados de seus estudos nas mídias sociais. Para compartilhar seus estudos e conhecimentos, os estudantes estão promovendo uma exposição virtual no Instagram "Exposição de Trabalhos" da turma. Todo o conteúdo e publicação são de responsabilidade dos discentes e orientadores. Confira:

Exposição de Trabalhos - Informática Vespertino 2019.1