Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ESPANHOL

Projeto Hora Musical promove prática de língua espanhola através da música

Encontros acontecem nas tardes das quintas-feiras e são abertos à comunidade externa

Publicada em 08/10/2019 Atualizada há 1 ano

Encontros acontecem das 15h30 às 17h no IFRN.

Os admiradores da língua espanhola terão uma oportunidade de aprender ainda mais o idioma através do Projeto Hora Musical, idealizado pelo Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Dr. Felipe Morais de Melo.


O Projeto é gratuito e aberto ao público em geral que deseje aprimorar o contato com o espanhol. O requisito é que o (a) participante possua conhecimentos básico do idioma, já que os encontros serão realizados totalmente em espanhol.


Segundo o Professor Felipe, o Hora Musical terá a participação de um falante nativo e trará canções de distintos ritmos que compõem a vasta e riquíssima cultura dos vários países que falam a língua espanhol: tango, tex-mex, reggaeton, bolero, bachata, cumbia, banda, grupera, pop, rock. "Será também um momento para falar de sentimentos, de amor, de poesia, de música e, claro, para cantar", detalha.


Experiência com idiomas
Desde o ano passado, Professor Felipe tem ensinado Português como Língua Adicional para os estudantes intercambistas que passam pelo Campus. Decidiu, então, convidar os alunos estrangeiros para compartilharem sua língua e sua cultura com a comunidade escolar do IFRN. Ano passado, por exemplo, as estudantes tailandesas Pawinee Kuwiriya e Thofun Sangthong colaboraram com o projeto MUSIC4LL, em parceria com as professoras de Inglês Raíssa Queiroz e Wigna Guera. O encontro era em inglês para dar oportunidade aos alunos que já tinham alguma base de aumentar o contato com o idioma e utilizá-lo.


Neste ano, o Professor Felipe decidiu aproveitar a presença do estudante costarriquenho Oscar Rodolfo Mata Barquero, falante nativo de língua espanhola, para promover um momento semanal de imersão no idioma. O aluno tem recebido aulas de Português como Língua Adicional desde março e tem auxiliado o professor em alguns encontros pilotos do Hora Musical, que, a partir desta quinta, 10 de outubro, será aberto a todos.


A inspiração para o projeto
O Professor se inspirou no Projeto Musical Hour, oferecido de 1996 a 2008 no Campus Natal-Central do IFRN pela Professora, hoje aposentada, Rosângela de Fátima Bergantin Oliveira: “O Musical Hour acontecia toda quinta-feira. Quando eu era aluno do CEFET-RN, passava o dia todo na escola, porque fazia o Ensino Médio pela manhã e o Técnico à noite. Era uma semana pesada, mas sabia que podia contar com a alegria e as lindas mensagens que a saudosíssima professora Rosângela nos passava enquanto aprendíamos inglês com alguma canção de língua inglesa”, afirma o Professor.


SERVIÇO:

O quê: Projeto Hora Musical;
Data: todas as quintas-feiras no IFRN, em Pau dos Ferros (sala 46, 2º piso do bloco principal);
Horário: 15h30 às 17h;
Projeto gratuito e aberto à comunidade externa.

Obs.:
Não é necessário efetuar inscrição, sendo suficiente comparecer ao local do encontro.