EXTENSÃO

Projeto do Campus do Pau dos Ferros discute crise climática global a partir da realidade do Alto Oeste potiguar

Atividades do "Occupy Climate Change" são gratuitas e abertas à comunidade externa

Publicada em 02/08/2021 Atualizada há 12 meses

Por conta da Pandemia da Covid-19, encontros do Projeto estão accontecendo em formato virtual e remoto.

Desde o final de julho, estudantes do Campus Pau dos Ferros do IFRN vêm discutindo um tema de bastante relevância e atualidade: o aquecimento global. Para promover esse debate, foi criado do Projeto de Extensão “Occupy Climate Change” (OCC)".

O Projeto visa discutir a crise climática global a partir da realidade do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, mais especificamente a partir de um enfoque dos cursos técnicos integrados do Campus.

O OCC é coordenado pelo Professor de História, Dr. Gabriel Oliveira; em parceria com os servidores Ms. Jalon Medeiros (técnico-adinistrativo) e Ms. Leonardo Carvalho, professor de Biologia. A iniciativa faz parte das atividades do Grupo de Análises Interdisciplinares Ambientais (GAIA), pertencente ao IFRN em Pau dos Ferros.

O projeto envolve a comunidade acadêmica interna e demais interessados da comunidade externa através de debates realizados em formato remoto, por meio de salas virtuais, através da plataforma Google Meet, além lives via Instagram. Uma outra iniciativa do OCC é a realização de palestras com temáticas.

Dando continuidade aos debates iniciados no final de julho, o projeto abordará em diferentes momentos temáticas alusivas aos cursos técnicos em contexto com o mote do “Occupy Climate Change”. Agora, em agosto, duas atividades já estão programadas: a primeira delas acontece na quinta-feira (4) e abordará o temário Abelhas e a Crise Climática. "Os debates do momento envolvem discussões sobre como a crise climática vem afetando as abelhas e o que isso significa também para grupos humanos”, detalha o Prof. Gabriel. A outra atividade acontece no dia 11 de agosto, através de uma palestra, com profissionais convidados das áreas de agronomia e ecologia.

Uma das estudantes envolvidas no OCC fala sobre a participação no OCC: Através deste projeto podemos discutir de forma interdisciplinar temas relacionados ao meio ambiente, às mudanças climáticas e principalmente sobre como nos relacionamos com a natureza. Considero de muita relevância fornecer a compreensão de que as abelhas são primordiais para o equilíbrio e pleno funcionamento do ecossistema. Essa nossa participação alimenta a esperança de novas condutas que passem a ser reflexivas e determinantes para a consolidação de atitudes voltadas à importância da preservação do meio ambiente", comenta  Michelly Lins, aluna do curso técnico integrado em Apicultura.

Confira a agenda de atividades do Projeto para os próximos dias.

• Debate/discussão sobre as abelhas e a crise climática
    Data: 04/08/2021 (quarta-feira);
    Horário: 18h;
    Local: Google Meet (link para participação será divulgado no dia do evento nos stories do Instagram do Campus Pau dos Ferros . Interessados (as) também podem solicitar o link  por mensagem direto pelo  Instagram do Gaia.

• Palestra com convidados da área de agronomia sobre abelhas e a crise climática;
    Data: 11/08/2021 (quarta-feira);
    Horário: 18h;
    Local: Canal do Campus Pau dos Ferros no YouTube.
    Convidados:
    - Eduardo Alves, egresso do curso de Apicultura e graduando em Agronomia pela Ufersa;
    - Vinício Heidy, graduado em Ecologia pela Ufersa e doutorando em Ecologia pela UFC.