TALENTO METRÓPOLE

Projeto de Extensão do Campus vai a evento de computação na Ufersa em Pau dos Ferros

Minicurso na área de robótica foi ministrado pelo Professor Elenilson Vieira nesta quarta-feira (22)

Publicada em 24/05/2019 Atualizada há 1 ano

Além das atividades teóricas e práticas do minicurso, participantes conheceram o Projeto "Programa Talento Metrópole".

Nesta quarta-feira (22), o Coordenador do Curso Técnico em Informática do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Professor Me. Elenilson Vieira da Silva Filho, levou o Projeto de Extensão "Programa Talento Metrópole" a evento de computação da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa).

Na ocasião, o Professor, com o apoio de dois alunos bolsistas do Projeto, ministraram o minicurso "Robótica aplicada à educação tecnológica" no II Encontro de Computação do Oeste Potiguar (ECOP).

"Dois alunos bolsistas de Informática atuaram como tutores e participaram ativamente na difusão do conhecimento aos participantes. Segundo eles, as atividades semanais tanto na robótica quanto essa do minicurso estão contribuindo para um melhor aprendizado e para mantê-los motivados no curso"
, detalha o Coordenador do Projeto, Professor Elenilson. Os dois alunos bolsistas do Projeto são Gentil Alyson e José Matheus.

A proposta do minicurso foi apresentar aos participantes os conceitos básicos da robótica com foco em competições. Durante o minicurso diversas tarefas foram propostas aos participantes, dentre elas, montar e programar um robô seguidor de linha. Com isso, foi possível entender a utilização de sensores, motores e conhecer um pouco sobre os principais algoritmos utilizados no robô. As tarefas foram desenvolvidas utilizando o kit de robótica Lego Mindstorm Education EV3.

Sobre o Projeto

O Projeto de Extensão "Programa Talento Metrópole" é vinculado ao Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP) do IFRN e objetiva ofertar formação específica para jovens do Alto Oeste potiguar com altas habilidades/superdotação no domínio da Tecnologia da Informação (TI) através de atividades de robótica. O Projeto é desenvolvido através de parceria do IFRN em Pau dos Ferros com o Instituto Metrópole Digital - IMD, da UFRN; e conta com alunos dos cursos técnicos em Informática e Alimentos, além da comunidade externa.