Meio Ambiente
Projeto de extensão do Campus contribui para a preservação do bioma Caatinga
Entre outras ações, o “Catingueiros Guardiões” leva consigo a missão de arborizar
Publicada por Francisco Franca em 28/02/2025 ― Atualizada em 28 de Fevereiro de 2025 às 19:23
Contribuir para a preservação do bioma Caatinga e arborização: é com esse mote que o projeto “Catingueiros Guardiões: Missão Arboriza” está promovendo uma série de ações que tem atendido pessoas da comunidade acadêmica interna e externa.
Sendo uma exclusividade do Brasil, a Caatinga é um bioma com uma grande biodiversidade de flora e fauna. Para somar às políticas ambientais que visam mitigar os efeitos do desmatamento e alterações da Caatinga, o Projeto visa a criação e manutenção de um viveiro de mudas nativas e frutíferas nas dependências do Campus Pau dos Ferros do IFRN, de forma a promover a propagação, preservação e proteção do bioma na região do Alto Oeste Potiguar.
Capitaneado pela Drª Maria José de Holanda Leite, Professora de Biologia da Instituição, o projeto teve início no em 2024, e suas ações têm continuidade até o presente ano, atendendo mais de 130 pessoas, desde estudantes dos cursos Técnicos em Alimentos, Apicultura e graduação em Agroindústria. O projeto também envolveu prefeituras e escolas circunvizinhas a Pau dos Ferros.
O Projeto adota diferentes estratégias metodológicas como produção e distribuição de mudas de espécies nativas e frutíferas, ações de plantio para arborização e reflorestamento, bem como ações educativas de cunho ambiental em cidades participantes. “. Essas ações terão significativos respaldos ambientais e sociais no que concerne ao enfrentamento ao desmatamento, uma das principais causas da geração de mudanças climáticas e de empobrecimento do solo, o que leva a perda de renda na agricultura familiar”, comenta a Professora Maria Holanda.
Estudantes comentam a experiência e aprendizados
Para o graduando em Agroindústria, Allan Almeida, a participação no projeto está sendo uma oportunidade para complementar os conhecimentos e colocar em prática a realização de atividades importantes para a preservação e produção de forma consciente.
É uma experiência importante na formação acadêmica e na vida profissional, pois estamos vendo conhecimentos acerca da importância da biodiversidade e do equilíbrio ecológico, com habilidades é técnicas de plantio, planejamentos e execução de atividades.
Sara Ludmila é outra integrante do Projeto. Atualmente no 2º ano do curso técnico integrado em Apicultura, a jovem relata que a participação no projeto tem sido uma experiência significativa do ponto de vista ambiental e educacional. "Plantar árvores, entender melhor os impactos do desmatamento e ver como pequenas ações podem gerar mudanças foi algo muito importante para mim", comenta a estudante.
A experiência tem mostrado uma forma de aprender mais sobre ecossistemas, biodiversidade e sustentabilidade, vendo como tudo isso se conecta ao nosso dia a dia. Além disso, amplia minha formação acadêmica, pois me ensina sobre trabalho em equipe, responsabilidade ambiental - quando fui plantar e regar - e ainda desperta na gente o poder que temos de fazer a diferença.
Sobre:
Aprovado em seleção do Edital nº 3/2024 da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a PROEX, o projeto teve início no ano passado, prosseguindo até 2025. O projeto está encaixado na temática de fortalecimento de políticas públicas voltadas para preservação do meio ambiente.
- Palavras-chave:
- Caatinga Arborização Catingueiros Guardiões Campus Pau dos Ferros Extensão