Projeto “Clube de Leitura e Divulgação Científica” abre seleção para bolsista

Período de inscrição vai de 12 a 18 de julho de 2024

Publicada por Francisco Franca em 12/07/2024 Atualizada há 5 dias, 9 horas

O Projeto de Ensino “Clube de Leitura e Divulgação Científica: leitura e pensamento crítico de Ciência, Tecnologia e Sociedade no IFRN, Campus Pau dos Ferros” está com seleção aberta para bolsista.

O prazo de inscrição tem início nesta sexta-feira, 12, e segue até o dia 18 de julho de 2024 via internet.

Para ser bolsista do Projeto, é necessário estar regularmente matriculado (a) no 1º, 2º ou 3º ano em algum dos cursos técnicos integrados (Alimentos, Apicultura ou Informática). Segundo o coordenador do Projeto, Professor Leonardo Emmanuel Fernandes de Carvalho, a inscrição é vedada a estudantes do 4º ano e cursos de graduação, tendo em vista que os encontros coletivos e da equipe acontecerão no turno noturno.

A seleção ainda tem como requisitos:

• Gostar de leituras variadas, sobretudo que tragam informações científicas;
  • Ter desenvoltura com as redes sociais, contribuindo para fazer a divulgação das atividades e encontros do projeto;
  • Ter disponibilidade de tempo no contraturno para reuniões e atividades do projeto;
  • Ter boa comunicação e oralidade, uma vez que mediará juntamente com os professores os encontros coletivos de roda de discussão dos textos e dos vídeos que forem repassados;
  • Ter boa vontade e gostar de descobrir coisas novas, assim como compartilhar ideias e experiências com colegas, professores, servidores e convidados.

A seleção acontecerá nos dias 22 e 23/07/2024, nos turnos matutino e vespertino, na Sala de Atos do Campus. Para a seleção, os estudantes terão que participar de duas atividades:

a) Simular mediação de uma roda de leitura: Cada candidato (a) terá 5 minutos par apresentar a síntese do texto “A ruptura do DNA: Como a natureza lê, e às vezes interpeta o mal, o DNA?”, do livro “O polegar do violinista de Sam Kean (link no Instagram do Projeto @clubedeleitura_dc).

b) Elaborar uma postagem de divulgação: Preparar um card de divulgação para mídias sociais sobre o referido texto. A apresentação do post deve acontecer em no máximo 5 minutos.

Os horários serão divulgados posteriormente no mural principal (ao lado da recepção). O estudante selecionado (a) atuará como bolsista do projeto sob orientação do coordenador e fará jus a uma bolsa no valor de R$ 400,00 mensais.

Acesse:

Formulário para inscrição

SOBRE: O projeto está atrelado aos editais nº 6/2024 da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e nº 7/2024 da Direção Geral do Campus Pau dos Ferros, que regulamentam os projetos de ensino com fomento institucional. Os Projetos de Ensino são regulamentados pela Resolução nº 31/2023 do Conselho Superior do IFRN (Consup).

Leitura