Programa Mulheres Mil recebe inscrições até sexta-feira, 24 de junho

Prazo encerra às 17 horas

Publicada em 24/06/2022 Atualizada há 1 ano

Curso será ofertado em formato presencial no Campus Pau dos Ferros do IFRN.

Encerra às 17 horas desta sexta-feira, 24 de junho, o prazo de inscrições no Programa Mulheres Mil “Corte e Costura (vestuário): tecendo saberes e construindo identidades”.

Regulamentada pelo Edital Nº 36/2022-DG/PF/RE/IFRN, a seleção disponibiliza 30 vagas vespertinas para o público feminino que atenda às condições:

- Ter, no período previsto para matrícula, idade mínima de 18 anos;
- Atender aos requisitos de escolaridade do curso (saber ler e escrever);
- Residir, preferencialmente nos municípios de Pau dos Ferros e região;
- Não ter participado de turmas anteriores do curso.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e acontecem no período de 20 a 24 de junho, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, em formato presencial, no Campus Pau dos Ferros do IFRN. O local das inscrições é na sala 125, no segundo piso do bloco anexo. Para efetuar a inscrição, a candidata deve apresentar a seguinte documentação:

a) Documento de identidade (ou outro documento oficial com foto) e número do CPF;
b) Comprovante de residência preferencialmente em nome da candidata;
c) Declaração de renda (anexo II do edital) e seus respectivos documentos;
d) Histórico escolar ou declaração de próprio punho informando o nível de escolaridade exigido (anexo III do edital).
Ainda no ato da inscrição, a candidata deverá ainda responder a um questionário socioeconômico disponibilizado pelo IFRN.

Processo seletivo

A seleção será realizada, exclusivamente, pelo Campus do IFRN de Pau dos Ferros, através de avaliação socioeconômica, atendendo prioritariamente, mas não nesta ordem, mulheres com menor grau de escolaridade, oriundas da rede pública de educação básica, únicas ou principais mantenedoras de sua família ou com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos, conforme avaliação do serviço social e/ou Comissão de Seleção designada pelo Diretor Geral do Campus.

Resultados e matrículas
O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 28 de junho, em ordem alfabética. Já o resultado final está previsto para o dia 1º de julho de 2022. As matrículas acontecem de 4 a 6/7/2022.

O curso
O curso funcionará em formato presencial, no turno vespertino, com duração de 5 meses, contemplando disciplinas de núcleo básico (propedêuticas) e do núcleo profissional. As selecionadas receberão bolsa auxílio mensal durante o período do curso. Segundo o Professor Dr. Cleonildo Costa, coordenador do curso, as aulas devem iniciar em julho. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail coex.pf@ifrn.edu.br    , da Coordenação de Extensão do Campus.

Acesse:

Edital Nº 36/2022-DG/PF/RE/IFRN

SOBRE PROGRAMA MULHERES MIL
O Programa foi instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011 e faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Estruturado em torno dos eixos educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, o projeto nasceu em 2007 e foi desenvolvido em treze projetos pilotos implantados pelos Institutos Federais dos Estados do Norte e Nordeste, com o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres, permitindo-lhes melhorar o seu potencial de mão-de-obra, suas vidas e as das suas famílias e comunidades.

A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:
15/06/2022:IFRN em Pau dos Ferros abre 30 vagas no curso de Costureira pelo Programa Mulheres Mil.