Programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas

Podem se candidatar estudantes do ensino técnico integrado ao médio

Publicada em 11/02/2021 Atualizada há 12 meses

Inscrições estarão abertas até o dia 7 de março.

A Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil anunciam o processo seletivo com 33 vagas para o programa Jovens Ebaixadores 2021. O programa busca alunos do ensino médio da rede pública brasileira, de 15 a 18 anos, que estão atualmente engajados, por pelo menos seis meses, em iniciativas de empreendedorismo e impacto social e buscam a solução de problemas em suas comunidades. Perfil de liderança, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa também estão entre os requisitos. As inscrições vão até 7 de março e o intercâmbio nos Estados Unidos está previsto para julho de 2021.

O Programa Jovens Embaixadores (JE) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norteamericano e, no Brasil, é coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América. Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do ensino médio da rede pública que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

O público alvo do programa são jovens empreendedores que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras - sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem estar social. Assim como muitos estudantes do ensino médio já começam a pensar em carreiras e oportunidades profissionais, o programa também foca no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação do Século XXI. A experiência de ser um Jovem Embaixador permite que os horizontes desses alunos se ampliem, ao mesmo tempo em que eles nos auxiliam no estreitamento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Para participar do Programa Jovens Embaixadores os candidatos devem possuir todos os pré-requisitos exigidos.

Pré-Requisitos

Possuir nacionalidade brasileira; Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;  Ser aluno(a) do ensino médio na rede pública brasileira e já ter cursado pelo menos o 1° ano do ensino médio em 2020; Ter boa fluência oral e escrita em inglês; Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; Jamais ter viajado para os Estados Unidos; Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida; Ter excelente desempenho escolar;  Ter perfil de liderança e iniciativa;  Ser comunicativo(a); Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Empreendedorismo social

Para fins do programa Jovens Embaixadores, empreendedorismo social é o conjunto de ações que levam a uma transformação social positiva. O programa busca jovens que pensam fora da caixa para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. Independentemente de serem ações grandes ou pequenas, ou da área de empreendedorismo (inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.), esses jovens buscam encontrar soluções criativas para problemas em suas comunidades.

Inscrições

Para iniciar o processo de inscrição os candidatos devem, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa Jovens, informar o nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”. Em seguida, é necessário fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema online do Programa Jovens Embaixadores. Em seguida, os candidatos recebem um e-mail no endereço informado para que possam validar e ativar a sua conta e, sempre que quiserem acessá-la, devem informar o endereço de e-mail validado e a senha. Cabe aos candidatos certificar-se de que forneceram corretamente todos os dados necessários para o seu devido acesso ao sistema online do programa.

Nota de esclarecimento

A realização do intercâmbio presencial nos Estados Unidos depende das condições de saúde, segurança e viagem, e também, da aprovação do Departamento de Estado dos EUA quanto à implementação de um intercâmbio presencial em julho de 2021. Caso isso não seja possível, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio virtual em formato interativo e inovador.

Acesse:

Portal Jovem Embaixador - Inscrições