INTERCÂMBIO

Programa Jovens Embaixadores abre as inscrições para 2022

Podem participar estudantes de todo o país que tenham entre 15 e 18 anos

Publicada em 29/11/2021 Atualizada há 1 ano

O público-alvo do programa são jovens com espírito empreendedor.

De uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, coordenado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, o Programa Jovens Embaixadores (JE) abriu suas inscrições para a edição de 2022. Comemorando 20 anos, o programa retoma as atividades presenciais no exterior, possibilitando estudantes de ensino médio da rede pública de ensino do Brasil para um intercâmbio nos Estados Unidos. As inscrições estão abertas desde 17 de novembro e seguem até 9 de fevereiro de 2022 por meio do site oficial.

Serão selecionados 50 jovens alunos(as) de todas as partes do Brasil, que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor em virtude da pandemia da Covid-19, a previsão é de que a realização do intercâmbio nos EUA ocorra em julho.

Inscrições

De acordo com o edital de 2022, poderão se inscrever estudantes que estão atualmente engajados em iniciativas de empreendedorismo e impacto social que buscam a solução de problemas em suas comunidades. Além disso, Para participar do Programa Jovens Embaixadores os candidatos devem possuir todos os pré-requisitos exigidos.

• Ter nacionalidade brasileira;

• Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;

• Ser aluno(a) do ensino médio na rede pública brasileira. Os candidatos já devem ter cursado ou estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2021. Alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2022 não poderão se candidatar.

• Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

• Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

• Jamais ter viajado para os Estados Unidos;

• Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;

• Ter excelente desempenho escolar;

•  Ter perfil de liderança e iniciativa;

• Ser comunicativo(a);

• Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

•  Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

Seleção e Intercâmbio

De acordo com os organizadores do programa, os selecionados serão anunciados em abril e o intercâmbio está previsto para acontecer em julho do próximo ano, de forma 100% presencial nos EUA, se a pandemia da Covid-19 e as condições na época permitirem. Caso isso não seja possível, os selecionados serão convidados para um intercâmbio virtual em formato interativo e inovador. Todas as etapas da seleção podem ser consultadas no anexo I do edital.

Os 50 alunos(as) selecionados irão viajar para os EUA para vivenciarem experiências e atividades sobre liderança e empreendedorismo social através de oficinas, visitas a escolas e projetos sociais e reuniões com representantes do governo durante o período de três semanas. Todas as despesas estão inclusas, exceto a taxa de emissão do passaporte, cuja responsabilidade recai sobre o(a) estudante.

Jovens Embaixadores

Foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O programa conta com a parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das Secretarias Estaduais de Educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e da USBEA, rede de ex-bolsistas de programas de intercâmbio do governo dos Estados Unidos. Conta também com o apoio institucional das empresas FedEx, MSD e IBM. Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é implementado em todos os países do continente americano e possui um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

Desde sua criação, 690 jovens brasileiros já participaram do programa. O Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) começou a dar suporte a estudantes interessados no Programa desde 2010, e hoje tem um histórico de estudantes e tutores aprovados. Na edição anterior (2021) o nome escolhido para representar o Rio Grande do Norte foi o do aluno do Curso Técnico em Informática do Campus Parelhas Pablo de Azevedo, de 18 anos. Você pode conferir a matéria especial clicando AQUI.

Acesse:

PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES 2022 EDITAL