PBP

Programa de Bolsa Permanência recebe inscrições até 28 de fevereiro

Vagas são destinadas a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação presencial

Publicada em 09/02/2022 Atualizada há 12 meses

Estudantes indígenas e quilombolas podem se inscrever até 28 de fevereiro.

O Programa de Bolsa Permanência (PBP), do Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas 2022. As quase duas mil vagas são destinadas a estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de Graduação presencial ofertados por instituições federais de ensino superior (IFES). O benefício é de R$ 900.

Conforme a Portaria nº 42/2022 do Diário Oficial da União, as inscrições deverão ser realizadas por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (Sisbp), até o dia 28 deste mês de fevereiro, observando as regras constantes na Portaria do MEC.

As instituições federais de ensino superior analisarão a documentação comprobatória de elegibilidade do estudante e a aprovação do cadastro no Sisbp, até 31 de março de 2022.

Segundo o MEC, a distribuição de vagas considerará o quantitativo de estudantes matriculados e o quantitativo de alunos e alunas cadastrados no Programa, por Ifes, no término do exercício anterior.

Programa de Bolsa Permanência

Instituído em 2013, o Programa de Bolsa Permanência (PBP) é destinado à concessão de bolsas para estadia de estudantes de graduação em instituições federais de ensino superior. As bolsas buscam minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para a formação dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial, os indígenas e quilombolas.

Com informações do MEC.

Acesse: