CLAAL

Professores do Campus apresentam 5 trabalhos aprovados em no VII Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos

Evento aconteceu de 26 a 30/5, em SC

Publicada em 12/06/2019 Atualizada há 1 ano

Professores Drs. Emanuel Oliveira e Natiéli Piovesan apresentaram os trabalhos

Um grupo de servidores do Campus Pau dos Ferros do IFRN, juntamente com estudantes egressos, desenvolveram várias pesquisas relacionadas à área de Alimentos e acabaram comemorando a aprovação e apresentação dos trabalhos, que foram aprovados para o VII Congresso Latino-Americano de Analistas de Alimentos (CLAAL).

O evento aconteceu de 26 a 30 de maio, no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC). Paralelamente ao evento, foi realizado ainda o XXI Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (ENAAL).

Os eventos, entre outros pontos, objetivam congregar, em nível nacional e internacional (particularmente latino americano), profissionais que se dedicam ao controle de qualidade e segurança dos alimentos que atuam na pesquisa científica, na agroindústria, nos órgãos governamentais e não governamentais, promovendo um amplo debate sobre os desafios e estratégias com vistas à segurança alimentar na cadeia produtiva e consumo dos alimentos.

Confira os temas das pesquisas desenvolvidas:

TÍTULO DAS PESQUISAS
1. AVALIAÇÃO SENSORIAL E ESTABILIDADE DE DOCES EM MASSA TIPO CORTE PREBIÓTICO DE CAJÁ ARMAZENADOS EM CONDIÇÕES AMBIENTAIS.
2. ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE BARRAS DE CEREAL ADICIONADAS DE SERIGUELA.
3. UTILIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NA ELABORAÇÃO E ESTUDO DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍCA DE REFRESCOS DE AMORA-PRETA.
4. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE CRU COMERCIALIZADO NO ALTO OESTE POTIGUAR.
5. AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM CANTINAS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS.

Os servidores docentes que foram apresentar trabalhos, representando o Campus Pau dos Ferros, foram Dr. Emanuel Neto Alves de Oliveira e Drª Natiéli Piovesan.

Além destes dois, outros servidores também foram autores dos trabalhos: Drª Adalva Lopes Machado, Me. Gleison Silva Oliveira, Drª Rosane Liége. Além dos servidores, alunos egressos do Campus, que hoje estão graduando-se na área, também atuaram na pesquisa: Bruno Fonsêca Feitosa, Juvêncio Olegário de Oliveira Neto, Pedro Victor Crescêncio de Freitas, Susane Maria da Silva Fernandes.

SOBRE:
O ENAAL e o  CLAAL é realizado a cada 2 anos e promovido pela SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANALISTAS DE ALIMENTOS (SBAAL). Os eventos têm sido os mais específicos e relevantes na área de análise de alimentos, considerando toda a cadeia de profissionais envolvidos na produção, inspeção, distribuição e análise laboratorial, de organizações públicas e privadas.