Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professora do Campus é coautora de livro cuja pesquisa na Europa visa aproximar pessoas da ciência cidadã

Ayla Bizerra e demais pesquisadores receberam três premiações órgãos europeus

Publicada em 29/09/2020 Atualizada há 1 ano

Abaixo do livro, três diplomas emitidos por entidades europeias reconhecendo a importância da unidade didática.

Pesquisadores da Universidad de Burgos e da Universidad de A Coruña, em parceria com a fundação Ibercivis, na Espanha, desenvolveram uma pesquisa que originou o livro  “Vigilantes del aire - Ciencia ciudadana para medir la calidad del aire" (Vigilantes do ar - Ciência cidadã para medir a qualidade do ar), uma obra que objetiva sensibilizar acadêmicos e público em geral sobre conceitos e projetos relativos à ciência cidadã.


Entre os (as) autores (as) do livro está a Professora Dra. Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, que durante o seu pós-doutorado na Universidad de Burgos, integrou-se à equipe na fase de execução do projeto, que resultou em um livro que já acumula três premiações.


O livroé uma unidade didática produzida por pesquisadores apoiados pela fundação Ibercivis.  Nele, estão descritas propostas para abordar a ciência cidadã e a alfabetização científica através da temática Qualidade do ar, com informações gerais sobre ar, atmosfera e contaminação.


O principal objetivo da obra é aproximar os estudantes e as comunidades de temas científicos e incentivar sua participação em projetos que envolvam ciência cidadã, onde eles podem ser participantes ativos através de divulgação, investigação ou coleta de dados, fomentando a informação científica e sua utilidade para a sociedade.


A Professora e Pesquisadora comenta abrangência e utilidade da obra a diferentes públicos: “As propostas podem ser utilizadas tanto por professores da educação infantil, como dos ensinos, fundamental e médio, e contêm atividades com diferentes níveis de complexidade, adaptadas aos diferentes públicos-alvo”, Ayla Bizerra.


Devido ao seu valor científico e social, a obra já acumula três premiações, sendo duas diplomações em diferentes categorias pelo Open Science Cambre em duas categorias. A outra foi reconhecida pela Organização "Ciencia em Ación", chancelada por órgãos europeus.


Acesse o livro através de nosso portal ou no site Ibercivis:

LIVRO VIGILANTES DEL AIRE

https://vigilantesdelaire.ibercivis.es