DIREÇÃO GERAL

Professor Emanuel Oliveira é nomeado Diretor Geral Pro Tempore do Campus Pau dos Ferros

Servidor foi eleito democraticamente pela comunidade acadêmica

Publicada em 24/04/2020 Atualizada há 12 meses

Professor Emanuel Oliveira acumula experiência acadêmica e de gestão desde que ingressou na Instituição.

O Professor Emanuel Neto Alves de Oliveira, na Instituição desde 2013, foi nomeado nesta quinta-feira (23) ao cargo de Diretor Geral Pro tempore do Campus Pau dos Ferros através da Portaria Nº 666/2020-RE/IFRN assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Apesar de ter sido eleito com 94,47% dos votos válidos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no dia 4 de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que o professor foi nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. "Nossa equipe assume o Campus de Pau dos Ferros em meio de tantas lutas que nunca pensamos em viver um dia. Mas seguiremos firmes e fortes lutando para transpormos este período de pandemia mundial e iniciarmos em definitivo o nosso mandato e propostas assim como dos demais que foram chancelados pela comunidade acadêmica nas últimas eleições. Gostaríamos de agradecer todo apoio que a comunidade acadêmica (servidores, discentes e terceirizados) e civil vêm nos dando nesse momento” , declarou o Diretor Geral.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretore -Gerais (DG) de campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Emanuel Oliveira para Diretor Geral do Campus Pau dos Ferros.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores Gerais eleitos para os campi do IFRN foram nomeados também como pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse
Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. “Ficamos na expectativa de que tudo passe logo para podermos nos abraçar fisicamente e celebrar por definitivo a posse de nossa gestão e nos despedir daquelas pessoas que administraram por tanto tempo o nosso campus com tanto zelo como foi nossos diretores da gestão passada”, relata o Professor.

A transição do comando do Campus, com o término do mandato de mais de 11 anos Professora Antonia Francimar da Silva,  para o Professor Emanuel, seguiu tranquila e equilibrada, de maneira que a equipe terá o mesmo colégio gestor, mudando apenas as pastas da Direção Acadêmica e de Administração, cujos titulares também encerraram seus mandatos. “Nossa equipe gestora vem de longe, é um grupo unido e que deu certo, e isso se vê nos avanços e desenvolvimento do Campus, que é reconhecido e se destaca não só dentro do IFRN, mas em todo o Brasil”, pontua Emanuel.

Sobre Emanuel Neto Alves de Oliveira

Com 33 anos, o Professor é natural de Mauriti-CE e ingressou na Instituição em junho de 2013 por meio de concurso público. Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Tecnologia CENTEC - Cariri, em 2009, quando especializou-se em Ensino de Química pela Universidade Regional do Cariri (URCA), em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Tornou-se mestre (em 2012) e doutor (em 2016) em Engenharia Agrícola na Área de Concentração em Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas pela UFCG. Em 2018 concluiu o pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra, de Portugal, com pesquisa na área de Tecnologia e Controle de Qualidade de Vinhos.

No âmbito do IFRN, Emanuel acumula, além de seu trabalho como docente e pesquisador, experiência de gestão, tendo atuado como Coordenador de Curso, Diretor de Gestão da Unidade Industrial-Escola e Coordenador de Pesquisa e Inovação. O Professor ainda integra órgãos do Instituto como o CONSEPEX, NIT, conselho editorial da Editora da Instituição.

::: CONTEÚDO RELACIONADO:

05/12/2019:Professor Emanuel Oliveira é eleito Diretor Geral do Campus Pau dos Ferros.
04/12/2019: IFRN escolhe gestores para o quadriênio 2020-2024.
29/11/2019:
Comissão Eleitoral Central divulga informações sobre a votação para Reitor e DGs do IFRN.
14/11/2019:
Divulgada relação do Campus Pau dos Ferros para as eleições 2019 do IFRN.
13/11/2019:
Comissão Eleitoral Local abre inscrições para alunos e servidores mesários.