Professor do Campus recebe menção honrosa pelo Prêmio Capes de Tese

Evandro Leite desenvolveu pesquisa sobre letramento acadêmico na iniciação científica com estudantes do ensino médio da Instituição

Publicada em 05/10/2020 Atualizada há 1 ano

Tese concorreu na área "Linguística e Literatura".

Em seu doutorado, o Professor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Evandro Gonçalves Leite, estudou práticas de letramento acadêmico vivenciadas na iniciação científica de estudantes de ensino médio, assim como conhecimentos construídos por eles em decorrência desses usos da leitura e da escrita. A pesquisa foi um sucesso e, recentemente, recebeu reconhecimento em nível nacional.

Defendida em 2019, a tese intitulada “Letramentos acadêmicos na iniciação científica de alunos de ensino médio do Campus Pau dos Ferros do IFRN” rendeu ao Professor uma menção honrosa na área de Linguística e Literatura concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), através da edição 2020 do Prêmio Capes de Tese, premiação outorgada às melhores teses defendidas em 2019.

A tese aborda práticas de leitura e escrita acadêmica vivenciadas por alunos de ensino médio na execução de projetos de iniciação científica no Campus. Durante sua pesquisa, o professor e pesquisador buscou refletir sobre práticas de leitura e escrita acadêmica e iniciação científica num ambiente diferente do ensino superior, no qual elas são tradicionalmente desenvolvidas e estudadas. Desse modo, foram construídas interpretações sobre o objeto que podem auxiliar educadores, pesquisadores e instituições na compreensão, no planejamento e/ou no desenvolvimento dessa prática.

O Professor comemora: “A Menção Honrosa recebida no Prêmio CAPES de Tese tem um significado muito especial em minha trajetória acadêmica e profissional, tanto pelo reconhecimento do valor acadêmico e social de minha tese, quanto da contribuição que ela pode oferecer ao meu local de atuação profissional, o Campus Pau dos Ferros do IFRN, que foi o campo de minha pesquisa”, comenta Dr. Evandro Leite.

“A construção dessa tese contou com a colaboração de muitas pessoas e instituições, às quais sou grato: o PPGL, o Campus Avançado de Pau dos Ferros e a UERN; o IFRN, especialmente o Campus Pau dos Ferros; os colaboradores da pesquisa; minhas orientadoras, a Profa. Dra. Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa e a Profa Dra. Regina Celi Mendes Pereira da Silva”, agradece o Professor.

Pertencente ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), do Campus Avançado de Pau dos Ferros da UERN, a tese teve como orientadora a Profa. Dra. Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa (UERN) e coorientadora a Profa. Dra. Regina Celi Mendes Pereira da Silva (UFPB).

A tese está depositada no site da UERN e pode ser acessada através do link:

Resultado no Diário Oficial da União, D.O.U. de 01/10/2020, edição 189, seção 3, página 83.