Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RECONHECIMENTO

Professor do Campus Pau dos Ferros vence Prêmio Arte na Escola Cidadã 2020

Projeto de artes cênicas com estudantes do Ensino Médio ficou em 1º lugar no Brasil

Publicada em 30/11/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Momento em que a coordenação nacional do Prêmio anuncia o Projeto como vencedor. Imagem: reprodução.

Um projeto de autoria do Professor de Artes Cênicas do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Emanuel Alves Leite (conhecido como Emanuel Coringa), desenvolvido com estudantes do Ensino Médio Integrado, conquistou 1º lugar no "XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã” (PAEC).


Anualmente, o Prêmio recebe centenas de inscrições e mapeia projetos de todas as regiões do país nas áreas de música, teatro, artes visuais e/ou dança. Após etapas eliminatórias, o PAEC realiza a premiação dos melhores trabalhos com potencial transformador nas categorias Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Após concorrer nacionalmente com mais de 1.200 trabalhos de professores de artes, o Projeto “Artes Cênicas: Pulando o Muro da Escola” foi um dos 20 selecionados para a grande final, cuja divulgação dos vencedores foi realizada na noite da última quarta-feira (25), ao vivo, pelo Canal do Prêmio no YouTube (ver imagem).


O Projeto foi desenvolvido em 2019 com o objetivo de unir conteúdos teóricos e práticos no campo das artes cênicas, além das questões problemáticas apontadas pelos alunos partindo do seguinte questionamento “o que você gostaria de falar em discurso que poderia ser transformado em obras arte?”.


Para o professor, as ações devem ultrapassar os muros da escola: “Nesse percurso Artístico/pedagógico, teórico e prático, construímos e construiremos ações performáticas apresentadas dentro e fora do espaço escolar, além de edição de vídeosperformances  que serão exibidas em eventos da Instituição, “e pularam o muro da escola” através da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), fazendo uso da internet como ferramenta de auxílio para produção, discussão e desenvolvimento estético dos trabalhos artísticos desenvolvidos no Campus”, detalhou.


O Professor agradece e reconhece a importância da participação dos alunos e da Instituição: "O maior de todos os agradecimentos vai para nossos fantásticos alunos, meu trabalho existe com vocês e para vocês. Obrigado ao Campus Pau dos Ferros do IFRN, professores parceiros de ação, e cada um envolvido no projeto", agradece.


"Hoje comprovamos que nosso povo é forte, potente e produzimos arte “como ninguém” quando potencializados. São vozes de luta e protagonismo juvenil, eles querem falar, questionar, mudar! Esse prêmio comprova a importância e a necessidade de nossos IFs espalhados pelo interior do estado, eles mudam pensamentos, constroem conhecimentos de conteúdos, apresentam mundos, mudam a vida de nossos alunos, a nossa vida", detalha Emanuel.


Acesse:

Resultado do XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã

Transmissão da premiação (Projeto está anunciado no tempo 45min)

Momentos do Projeto nas ruas da cidade de Pau dos Ferros

Canal do Professor no YouTube com mais detalhes sobre o Projeto



SOBRE:
O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem a missão de ampliar a voz desses professores, valorizando projetos que despertam novos olhares e inspiram alunos, cidadãos e comunidades. Anualmente, premia os melhores projetos nas seguintes categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


::: CONTEÚDO RELACIONADO:

21/08/2020:Professor do Campus Pau dos Ferros concorre na final do “XXI Prêmio Arte na Escola Cidadã”.