PESQUISA

Professor do Campus Pau dos Ferros tem trabalhos publicados em 2 revistas Qualis A1 e uma internacional

Felipe Morais encontra-se em doutoramento sanduíche Brasil/México

Publicada em 17/11/2016 Atualizada há 1 ano

Felipe Morais é professor do IFRN há mais de cinco anos

O ex-aluno do CEFET-RN (Campus Natal - Central) e Professor de Língua Portuguesa, do Campus Pau dos Ferros do IFRNFelipe Morais de Melo, encontra-se licenciado para doutorado e, aproveitando este período, está investindo em produção e pesquisa, que estão rendendo publicações em conceituados periódicos, levando o nome da Instituição pelo Brasil afora.

O professor encontra-se em doutoramento em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN, com período sanduíche de 1 ano pela Universidad Autónoma de Querétaro, do México.

Conheça seus mais recentes trabalhos que foram publicados em 3 revistas, duas com o selo “Qualis A1” e outra científica e internacional, da Espanha. Os três artigos se originam de sua dissertação de mestrado e apresentam a contribuição da Professora Maria Hozanete Alves de Lima, da UFRN, co-autora e sua orientadora tanto no mestrado quanto no doutorado.

ALFA -REVISTA DE LINGUÍSTICA (QUALIS A1)
Com o título "Uma microanálise de cartas oficiais norte-rio-grandenses", o trabalho está veiculado no Volume 60, número 1, da Alfa, uma das revistas pioneiras para a Linguística brasileira, publicada desde 1962 pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

REVISTA GRAGOATÁ (QUALIS A1)
Intitulado "Nos limites de Ferdinand de Saussure: Coseriu, Weinreich, Labov e Herzog", a pesquisa foi publicada no volume 21, número 40 de 2016, da Gragoatá, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

SCRIPTUM DIGITAL (REVISTA DA ESPANHA)
Publicado em inglês, o artigo Four analyses on the official letters of Rio Grande do Norte (Brazil)", foi aprovado e encontra-se disponível no volume 5 de 2016 da “Scriptum”, revista espanhola dedicada exclusivamente a trabalhos relacionados a corpora diacrônicos. O periódico lança somente uma edição ao ano e o comité científico é formado por alguns dos pesquisadores e professores mais importantes do mundo no que respeita aos estudos de textos antigos. Na referida edição, o artigo é publicado junto aos de importantes professores da Inglaterra, Itália e Espanha.

O docente comemora a veiculação de seus trabalhos em revistas de alto impacto no âmbito da pesquisa. “É gratificante ver o trabalho da gente publicado em revistas como essas. Além de aprendizado e aprimoramento, levo junto o nome desta instituição que tanto amo, o IFRN”, comenta o professor doutorando, Felipe Morais.

CURRÍCULO
Desde jovem, Felipe Morais despertou uma paixão pelo estudo e pela arte da docência. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa, Inglesa e Literaturas) pela UnP e uma segunda graduação em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas) pela UFRN. É mestre em Linguística Aplicada pela UFRN, tendo sido aprovado com louvor e sua dissertação sendo indicada para publicação. Atualmente, encontra-se em doutoramento pelo PPgEL, da UFRN, também em Linguística Aplicada, com período sanduíche de 1 ano na Universidad Autónoma de Querétaro (México). Possui experiências na rede privada, municipal, estadual e federal de ensino, exercendo hoje o cargo de professor efetivo de nível médio e superior do IFRN. Suas pesquisas têm se voltado especialmente para as questões da linguagem relacionadas à variação e à mudança.