Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA

Professor desenvolve metodologia para economizar energia em sistemas computacionais embarcados

Artigo envolve pesquisadores de universidade do Brasil, Itália e Reino Unido

Publicada em 18/05/2020 Atualizada há 12 meses

Pesquisa foi publicada em revista internacional. Atualmente o Professor faz doutorado sanduíche via UFRN  University of Bristol, no Reino Unido.

Propor uma metodologia que otimize a economia de energia melhorando o desempenho de uma aplicação em sistemas embarcados: Esse é o escopo de um artigo desenvolvido pelo Professor do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Demetrios Araújo Magalhães Coutinho, sob orientação do Professor Samuel Xavier de Souza (UFRN), e em parceria com pesquisadores da Unipampa, Università di Pisa (Itália) e University of Bristol (Reino Unido).


Fruto de pesquisas de seu doutorado, o artigo intitulado: “Performance and Energy Trade-Offs for Parallel Applications on Heterogeneous Multi-Processing System”, foi recém-publicado na Revista Energies, periódico de acesso aberto (open-access) com fator de impacto 2.99 considerando os últimos 5 anos.


O artigo propõe uma metodologia para encontrar pontos ótimos de execução para aplicações paralelas em sistemas de multiprocessamento heterogêneos. ''Nosso método apresenta novos modelos analíticos para estimar o desempenho e consumo de energia de um programa paralelo, cujos parâmetros podem ser ajustados usando apenas algumas medições estrategicamente amostradas’’, detalha o doutorando. A pesquisa apontou altos percentuais de economia de energia com um desempenho igual ou superior, quando comparada aos mais usuais gerenciadores do sistema operacional Linux.


O artigo está disponível em formato eletrônico e pode ser conferido diretamente na página do Jornal MDPI.
Acesse:

https://www.mdpi.com/1996-1073/13/9/2409 



Sobre o professor pesquisador
Demetrios está no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN. Atualmente, encontra-se no Reino Unido, no doutoramento sanduíche que envolve esta Universidade Federal e a University of Bristol. As pesquisas do docente são focadas em eficiência energética de software, sistemas paralelos, arquiteturas paralelas e suas aplicações em diversas áreas.