Reconhecimento
Pesquisa sobre embalagens ativas e inteligentes para alimentos é aprovada e premiada em congresso internacional
Estudo é fruto de trabalho de conclusão de curso de estudantes do Campus Pau dos Ferros
Publicada por Francisco Franca em 11/11/2025 ― Atualizada em 11 de Novembro de 2025 às 20:16
Tudo começou com o interesse dos estudantes do curso técnico integrado em Alimentos, Maria Francisca Farias da Silva e Guilherme Leite Freitas, em pesquisar sobre embalagens para alimentos no seu trabalho de conclusão de curso (TCC), de maneira que agora eles têm um estudo aprovado e premiado em evento internacional.
Sob orientação e integração dos professores e pesquisadoes Raimunda Valdenice da Silva Freitas, Elisabete Piancó de Souza Pinheiro e João Vitor Fonseca Feitoza, o trabalho intitulado “Embalagens ativas e inteligentes para alimentos: revisão bibliográfica e pesquisa e de conhecimento”, foi aprovado e, posteriormente, premiado no X Congresso Internacional das Ciências Agrárias (Cointer – PDVAgro 2025), promovido pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O estudo foi submetido e apresentado na modalidade artigo completo, por meio do qual foi premiado em 3º lugar na categoria “Comunicação Oral – Online”.
O estudo foi motivado pela curiosidade em investigar a crescente demanda por alimentos mais seguros, frescos e com maior vida útil, o que acaba impulsionando o desenvolvimento de novos tipos de embalagens. A partir de então, por meio de revisão bibliográfica, consultas a trabalhos em bases de dados e aplicação de questionários acerca da percepção do público quanto à eficácia, segurança e aceitação de tecnologias, o grupo constatou que as embalagens ativas atuam na conservação dos alimentos, liberando ou absorvendo substâncias, como antimicrobianas e antioxidantes. Já as embalagens inteligentes fornecem informações sobre o estado do produto, como alterações de temperatura, tempo de prateleira ou presença de contaminação, por meio de sensores e indicadores.
O estudante Guilherme Leite comemora:
Este é o meu primeiro trabalho acadêmico aprovado em evento internacional! Me sinto muito feliz pela premiação e publicação do trabalho neste evento público internacional.
O professor João Vitor Feitoza enfatiza o trabalho de pesquisa na Instituição: “O grupo está de parabéns pelo resultado. Estou muito orgulhoso por esse reconhecimento do trabalho dos pesquisadores do Campus Pau dos Ferros do IFRN.
Acesse:
Sobre:
*Com o temário: “Ciência, educação e humanidade: desafios de um mundo em crise”, o Cointer foi realizado por meio de parceria entre a UFAL e o Instituto Nacional Despertando Vocações (IIDV). O evento aconteceu no período de 16 a 20 de outubro de 2025, tendo como principais objetivos discutir os caminhos e perspectivas dos estudos na área, divulgar conteúdos e resultados de pesquisas, fomentar trocas de experiências entre docentes e pesquisadores do Brasil e do exterior, contribuir para a formação acadêmica e incentivar a criação de redes de cooperação multicêntricas.
* Com informações do site do Cointer.