Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MINERAÇÃO

Pequenos e médios mineradores da região são beneficiados com projeto de extensão do IFRN

Encontros com mineradores aconteceram no IFRN em Pau dos Ferros

Publicada em 14/12/2021 Atualizada há 1 ano

Técnico em Mineração, Djalma Ribeiro (ao centro), acompanhado de mineradores em um dos laboratórios do IFRN em Pau dos Ferros.

O Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M) realizou, ontem e hoje (13 e 14), no IFRN em Pau dos Ferros, diálogo com pequenos e médios mineradores e coleta de amostras para análises laboratoriais da região do Alto Oeste potiguar. A ação é uma das iniciativas do Projeto de Extensão “Do IFRN Natal – Central ao Sertão: Análises laboratoriais aos pequenos produtores do Rio Grande do Norte”.


Sob comando do técnico em mineração, Djalma Valério Ribeiro Neto, no Campus Pau dos Ferros, o projeto tem como meta apoiar mineradores por meio de ações que ajudem a aumentar a competitividade do setor, assim como gerar prática profissional para estudantes. Na prática, o Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais (LT2M), sediado no Campus Natal-Central, promove um trabalho de assistência ao arranjo produtivo local de base mineral, com o fornecimento de análises laboratoriais de tratamento de minérios e análises químicas gratuitas aos pequenos e médios mineradores.


De acordo com o coordenador Djalma Neto, a iniciativa é para que os produtores não necessitem viajar até outros estados para realizarem essas análises, já que, frequentemente, esses obstáculos inviabilizam o processo, devido aos altos custos. Segundo o coordenador: "Com a estrutura que possui o Laboratório de Tecnologia Mineral e Materiais do Campus Natal-Central do IFRN, a equipe do projeto está viajando da capital ao interior do Estado, para realizar a coleta de amostras. Na ocasião, ainda estamos realizamos cadastro dos mineradores". Após o processo de coleta e posterior análise, a equipe emitirá o certificado relativo ao resultado do material analisado. 


Segundo a diretora-administrativa da Cooperativa Extrativa Norteriograndense de Gemas (Coopergemas), Patrícia Kely de Andrade Alves e Costa, o momento é de  expectativas positivas: "É um ponto muito importante para os garimpeiros que andam um pouco esquecidos aqui na nossa região do Alto Oeste. Isso vai facilitar, viabilizar e abrir caminhos para eles saberem o teor do minério que eles estão explorando ou trabalhando", afirma Patrícia.


Mais informações podem ser obtidas através do e-mail lt2m.cnat@ifrn.edu.br ou telefone (84) 4005-9944.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
07/12/2021: Projeto de Extensão beneficia pequenos e médios mineradores do RN.