Internacionalização
Pau dos Ferros: edital seleciona dois estudantes para intercâmbio no Equador
Projetos foram aprovados em edital do IFRN de fomento a projetos de internacionalização
Publicada por Francisco Franca em 08/11/2024 ― Atualizada há 1 semana, 2 dias
O Campus Pau dos Ferros teve dois projetos contemplados em edital do IFRN de fomento à Internacionalização. Assim, Anny Larissy de Oliveira (do curso de Alimentos) e Antonio Lisboa de Almeida Neto (de Apicultura) já estão na expectativa para decolar rumo a um intercâmbio na República do Equador após terem seus projetos aprovados . O intercâmbio será realizado na Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no período de 23 de novembro a 8 de dezembro de 2024.
O professor Pedro Lobo, assessor de Relações Internacionais do Campus, destacou a relevância para o Campus: "Neste ano conseguimos aprovação em três projetos de internacionalização, o que destaca Pau dos Ferros dentre os campi no estado. Isso é importantíssimo para a nossa região, que cada vez mais conhece exemplos de pessoas que puderam experienciar a riqueza de um intercâmbio e trazer essa bagagem de volta." Lobo ainda ressaltou o trabalho dos docentes envolvidos: "É muito importante destacar que essas conquistas só foram possíveis pelo trabalho dos professores, que mesmo já lidando com as demais tarefas do dia a dia, compreenderam a relevância de investir nessas oportunidades", disse.
Lucas Soares, coordenador de um dos projetos, ressaltou a importância do intercâmbio, em especial a estudantes em situação de vulnerabilidade: "O intercâmbio é uma oportunidade única para nossos alunos, muitos deles vindos de situações vulneráveis. Trata-se de uma forma deles expandirem os horizontes e poderem perceber: 'Eu sou do IFRN e somos cidadãos do mundo' ", pontua o docente.
Para Monalisa Ribeiro, Professora Coordenadora de um dos projetos aprovados, comenta a oportunidade que a instituição concede aos estudantes: "Para muitos, viajar para outros países é um sonho distante. Eu e a professora Thaís ficamos muito honradas em fazer parte dessa iniciativa, juntamente ao IFRN, de oportunizar a nossos estudantes, muitos deles vindos de contextos sociais desfavoráveis, a vivenciar a troca de conhecimentos, saberes e experiências com a comunidade internacional. Desejo uma ótima viagem a Larissy e Lisboa. Sabemos o quanto bem representam nossa instituição", comenta a Professora.
É uma oportunidade que jamais pensei, e graças ao IFRN isso está sendo possível: conhecer um novo país, uma nova cultura. Tenho certeza que vai ser incrível!
Quando eu soube do resultado foi uma felicidade muito grande. Quando eu passei no IFRN sabia que ia mudar minha vida de alguma forma. Só o IF pode nos proporcionar essas coisas aos alunos pelos resultados de seus trabalhos, de seu empenho.
Projetos
Os projetos aprovados foram:
- Intercâmbio Estudantil: Relações ÉtnicoRaciais em Novas Perspectivas
Coordenadora: Professora Monalisa Ribeiro Gama;
Profs. Co-orientadores: Thaís Lemos da Costa e Silva e Lucas Soares Chaniderman.
Aluna contemplada: Anny Larissy de Oliveira. - O Antropoceno em perspectiva internacional
Coordenador: Professor Lucas Soares Chnaiderman.
Prof. Co-orientadores: Rickison Cristiano de Araújo Silva.
Aluno contemplado: Antonio Lisboa de Almeida Neto
Internacionalização
O Edital nº 11/2024 da Assessoria de Programas e Convênios (Asproc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, a Proex, foi lançado em julho deste ano, e selecionou projetos de extensão com foco na internacionalização. Para a seleção, foram levados em conta critérios como contribuição na formação dos participantes, impacto na comunidade acadêmica local e visibilidade e qualidade técnica do projeto.
Para saber mais, acesse a página do edital de apoio a projetos de Internacionalização.