Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

OBAP

Olimpíada Brasileira de Agropecuária segue com inscrições abertas até o dia 19 de junho

Alunos dos cursos técnicos de Alimentos e Apicultura podem participar

Publicada em 19/05/2017 Atualizada há 12 meses

Com organização do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, evento terá fases virtual e presencial

Desde o último dia 15 estão abertas as inscrições para 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), promovida pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. em 2017, o tema faz referência ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, comemorado pela Organização das Nações Unidas (ONU), retratando a contribuição do setor do turismo para os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Os interessados podem se inscrever até o dia 19 de junho, exclusivamente via internet, na página oficial do evento. Orientadores representam oficialmente as equipes desde a inscrição. A recomendação é de estar atento ao preenchimento correto dos dados da equipe. Composta por quatro pessoas de uma mesma instituição, cada equipe é formada por um orientador (professor ou técnico administrativo) e três alunos do mesmo curso e modalidade. O regulamento do evento traz mais detalhes e também está disponível na página da Olimpíada.


Competição
A OBAP contará com duas fases, sendo uma virtual e uma presencial (a fase final). A primeira fase será realizada entre os dias 1 e 3 de agosto e contará com 40 questões de múltipla escolha nas áreas descritas no conteúdo programático, com valor total de 40 pontos. Já a segunda, ocorrerá em setembro e compreende duas etapas: a primeira, classificatória, na qual as equipes classificadas deverão realizar prova prática proposta pela organização, com valor de 20 pontos para a equipe; na segunda etapa, cada integrante fará a prova individual contendo vinte questões objetivas que valerão um ponto e quatro questões discursivas, que valerão cinco pontos cada.

Premiações
Todas as equipes receberão certificado de participação. A premiação e classificação, por equipe e individual, será feita de acordo com a nota da segunda fase da OBAP. Na modalidade de ensino médio integrado ou concomitante, receberão medalhas as quinze melhores equipes. Já na modalidade subsequente, receberão medalhas as seis melhores equipes. As três equipes melhores classificadas das modalidades de ensino médio integrado ou concomitante e de técnico subsequente receberão troféus. Os estudantes das equipes medalhistas da modalidade de ensino médio/técnico integrado ou concomitante serão convidados a participar da seletiva para representar o Brasil na International Earth Science Olympiad – IESO, no ano de 2018.


Acesse:

Página oficial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária